quarta-feira, novembro 24, 2021

FRANÇA - RECLUSO ALÓGENO BERRA «ALÁ É MAIOR!» ENQUANTO ESFAQUEIA DOIS GUARDAS PRISIONAIS

Um detido foi julgado na Lues em Bastia pelo ataque à facada em 2018 na prisão de Borgo.
Mais de três anos após os crimes, o caso na prisão de Borgo continua tão explosivo como sempre. Esta Lues, os guardas desta penitenciária estiveram presentes em grande número na sala do tribunal da Alta Córsega de Bastia para preencher as filas de espectadores durante o julgamento que durará quase cinco dias.
Estarão lá para apoiar os seus dois colegas, violentamente agredidos com facas por um detido, no dia 29 de jJaneiro de 2018 neste estabelecimento, que fica a cerca de quinze quilómetros ao sul de Bastia. Morad Akaouch, 32, é acusado destes actos, o que o levou a ter que comparecer ao júri do povo por tentativa de assassinato.
Na manhã de 29 de Janeiro de 2018, enquanto uma greve apoiada por um sindicato era seguida em muitas prisões francesas por agentes penitenciários que exigiam mais recursos para sua segurança, dois agentes penitenciários da Córsega foram atacados com uma faca.
De acordo com a ordem de acusação perante o Tribunal de Assize que Le Figaro obteve, Morad Akaouch primeiro atacou um guarda que estava num quiosque de vigilância. Em seguida, atacou um segundo supervisor que veio ajudar o seu colega.
De acordo com testemunhos de outros detidos e carcereiros, gritou “Allah Akhbar” várias vezes antes de cobrir os ombros com uma bandeira palestina.
Tese de premeditação
Muitos elementos sustentam a tese da premeditação, de acordo com a acusação. Mas a faca nunca pode entrar pelos portões do presídio, o que não impediu o preso de obter uma arma de apunhalar, usada no dia dos actos, e que nunca será encontrada.
Constituídos como partes civis, os dois agentes penitenciários feridos estão a sofrer efeitos psicológicos e físicos.
Este atentado, que despertou viva revolta entre os funcionários penitenciários e seus sindicatos, resultou no comparecimento de Nicole Belloubet, então Ministra da Justiça, em clima extremamente tenso, no centro penitenciário de Borgo. Os supervisores, que exigiam mais recursos, vaiaram o representante do Estado. Não há dúvida de que o julgamento reacenderá todas estas tensões.
*
Fonte: https://www.jihadwatch.org/2021/11/france-muslim-prisoner-screaming-allahu-akbar-stabs-two-guards-2?fbclid=IwAR0AXCwEuDkG23cDDz5HLWFZp48mPiLyE0H1Ew_3vQMpsZd50DEH0lSNTf8

* * *

Com esta gente, nunca deixa de se sentir calor humano na Europa, todos os dias há novidades para aquecer o ambiente.