quarta-feira, novembro 03, 2021

ANIMALISMO

O Animalismo em sentido político é uma corrente ideológica tipicamente europeia, decorrente da antiga tendência ocidental para defender os mais vulneráveis. Na Grécia antiga, já Pitágoras e Teofrasto condenavam o abate de animais, considerando que estes também tinham alma como os humanos. Na Índia, parente étnica da Europa na sua identidade indo-europeia ou árica, também os animais foram já de algum modo protegidos a partir do século III a.c. com a doutrina da ahimsa, que manda evitar a violência contra seres vivos.

Não há nada na lógica da defesa da Europa que possa servir para condenar o animalismo. Nenhuma filosofia identitária é eficiente a deitar abaixo o respeito para com os animais. Alije-se daqui a embirrância conservadora contra «as modernices» sejam elas quais forem, só por serem «modernices» ou por serem bradadas por bocas juvenis ou revolucionárias... ou porque a alguns convém manter a podridão da violência cruel para com os animais, que só pode justificar-se quando se consegue pôr o prazer de massacrar seres vivos acima do dever de os deixar em paz. Há que saber separar o trigo do joio e perceber que até o mais errado dos militantes pode ter razão pelo menos uma vez na vida.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Na Índia, parente étnica da Europa na sua identidade indo-europeia ou árica"

Na verdade a India não é parente étnica da Europa, até os semitas/árabes, e outros como os norte africanos / berberes estão mais próximos de nós europeus geneticamente que os indianos.

https://i.imgur.com/av5pyPb.png
https://i.imgur.com/E4tWSLX.jpg

Mesmo que estejam todos longe. Mas até percebo o que queres dizer na optica dos proto-indo-europeus, já que eles também têm parte desse adn.

8 de novembro de 2021 às 00:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

A Índia é parente étnica da Europa pelo simples motivo de que, sendo maioritariamente caucasóide, é também maioritariamente indo-europeia. A etnicidade não se resume à biologia, inclui também a língua, a cultura folclórica em geral, também a religião, e é por isso que os Povos Semitas e Berberes não são parentes étnicos da Europa - geneticamente, sim, são parentes porque são caucasóides, mas etnicamente não, porque não são indo-europeus.

9 de novembro de 2021 às 17:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home