SUÉCIA - MORRE UM DOS CARICATURISTAS QUE ESTAVAM AMEAÇADOS DE MORTE POR CARICATURAREM MAOMÉ
Um artista sueco que sobreviveu a duas tentativas de assassinato depois de fazer um desenho do profeta muçulmano Maomé morreu em terrível acidente de carro.
Lars Vilks, 75, foi morto no domingo quando o carro da polícia em que viajava se desviou para o lado errado da estrada e colidiu com um camião.
Os dois veículos pegaram fogo e o camionista, de 45 anos, foi levado ao hospital com ferimentos graves.
Os dois polícias encarregados de proteger Vilks também morreram, segundo a agência de notícias sueca Expressen.
O acidente está a ser investigado pela promotoria especial.
A colisão ocorreu pouco antes das 15h em Markaryd, na província de Kronoberg, na Suécia.
Isto acontece depois de Vilks recebeu inúmeras ameaças por desenhar o Profeta Muhammad com o corpo de um cão em 2007.
Em 2015, o atirador solitário Omar El-Hussein disparou contra a frente do café Krudttonden, onde Vilks participava num debate sobre a liberdade de expressão.
Enquanto isso, Colleen LaRose, 51, de Pennsberg, Pensilvânia, confessou-se culpada de conspirar para matar o Sr. Vilks em 2011 e foi condenada em 2014.
O Chefe da Polícia Nacional Anders Thornberg disse: 'Foi com grande consternação e grande tristeza que recebi a notícia de que os nossos dois colegas e o nosso segurança morreram esta tarde.
'Os meus pensamentos vão para os seus parentes, familiares, amigos e colegas de trabalho.
'Também estou em contacto com a polícia da região para garantir que recebe o apoio de que precisa.'
Os parentes do Sr. Vilks e os dois oficiais foram notificados.
O chefe do gabinete do promotor especial, Anders Jakobsson, disse: 'Com as informações que tenho agora, isto indica que foi um acidente.
"Mas a investigação está em estágio inicial."
O camionista foi levado de helicóptero ao hospital, onde será interrogado pela polícia sobre o ocorrido.
O carro que transportava o Sr. Vilks estava supostamente a viajar em alta velocidade antes de se desviar para a outra pista e colidir com o camião, ficando preso debaixo dele. Ambos os veículos pegaram fogo.
O porta-voz da polícia Rickard Lundqvist disse: 'Não posso dizer no momento se há alguma suspeita de crime.'
A movimentada estrada E4 onde ocorreu o acidente foi fechada enquanto a polícia fala com as testemunhas. Está programado para reabrir por volta das 3h.
De acordo com o Expressen, o serviço de resgate e a polícia disseram que demoraria muito para um veículo conseguir passar na outra faixa, já que está separado por uma cerca de arame.
O trecho da estrada foi reconstruído várias vezes nos últimos anos para melhorar a segurança do tráfego.
Uma entrevista colectiva da polícia está marcada para Lues.
https://www.jihadwatch.org/2021/10/sweden-muhammad-cartoonist-lars-vilks-killed-in-mysterious-car-crash-after-surviving-two-murder-attempts
https://www.dailymail.co.uk/news/article-10055359/Cartoonist-survived-two-murder-attempts-drawing-Prophet-Mohammed-killed-car-crash.html
* * *
O gajo do Jihad Watch coloca uma boa questão quando diz que os nomes dos agentes policiais que estavam na viatura de Vilks têm de ser revelados... porque, de facto, foi preciso um grande esforço para que o carro passasse para a faixa contrária... estariam os bófias tão bêbados ou adormecidos, ou se calhar sonâmbulos, que «insistissem» tanto nisso? Mistério...
De uma maneira ou doutra, trata-se aqui da morte de um Europeu que viveu os últimos anos da sua vida sem a sua devida liberdade porque teve a coragem de atacar um credo alógeno inimigo da sua civilização de liberdade. Este sacrifício não deverá ser esquecido e, um dia, terá de se pagar, com os devidos juros.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home