domingo, agosto 01, 2021

COMEÇA O MÊS CONSAGRADO A CERES, DEUSA DE FERTILIDADE...


Ceres, Deusa da Agricultura, em particular dos cereais - daí o nome destes - tem eventualmente no Seu nome a raiz indo-europeia *Ker-, que terá o sentido de «crescer». Em todo o Império Romano o pão estava-Lhe particularmente associado. Regularmente ligavam-Se no culto Ceres e Tellus, sendo esta última (um)a Deusa da Terra (e raiz da palavra «telúrico»), Cujo nome tem com o teónimo irlandês Tailtiu uma parecença evidente. Ora o mês consagrado a Ceres iniciava-se quando os Celtas (da Irlanda) celebravam a grande festividade da Lughnasad que, de acordo com o mito, tinha sido ordenada por Lugh para honra a Sua mãe, Tailtiu.
O facto de na religião romana o rito dedicado a esta Divindade ser levado a cabo «à maneira grega» - Graeco ritu - confirma a Sua identificação com a helénica Deméter, Cuja função agrária é similar à de Ceres, tendo ainda um papel preponderante nos mistérios de Elêusis, a maior iniciação mistérica da Grécia antiga, que conduziria a uma imortalidade bem-aventurada.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.jn.pt/desporto/neemias-queta-o-primeiro-portugues-na-nba-13990390.html

1 de agosto de 2021 às 15:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que tinham de fazer grandes parangonas com uma figura negra num desporto que por sua vez só tem a importância me(r)diática que tem porque a imprensa mundial assim o exige - tudo o que é desportos nos quais os negros se salientam, magicamente aparece em destaque...
Enfim, acho que os «««jovens»»» afros que vivem em Portugal deviam todos seguir o exemplo dele, todos, um por um ou, preferencialmente, todos juntos, e irem todos jogar, vitaliciamente, para a NBA ou para Luanda, ou Libéria...

2 de agosto de 2021 às 22:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Entretanto, já houve uma portuguesa na WNBA, o que devia contar como a mesma coisa, mas, como é mulher, a imprensa «mainstream» conseguiu contornar isso, até porque ela é branca...

2 de agosto de 2021 às 22:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vi os comentários na bola acerca disso e todos contentes com esse acontecimento e todos cheios de raiva e sentimento de superioridade a criticar 1 ou 2 comentários que diziam que ele não era português. O povinho mete me nojo.
E noutras notícias da bola acerca das medalhas dos negros tb era só ver tudo a apoiar e que eram portugueses e mais portugueses que alguns brancos que não fazem nada.. triste a burrice desta gente

3 de agosto de 2021 às 00:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O povo não é todo assim, há é militantes antirras que aproveitam a deixa para encher a internet de comentários, e alguns nacionalistas acabam por aceitar algumas das suas atoardas, por não terem bem firme o primado da etnia, enveredando por outro critério, o do mérito patriota, derivado da mentalidade supremacista, como se a vitória no desporto servisse para conferir nacionalidade. Os etnicamente conscientes nunca deixarão de saber que os que ganharam medalhas não são portugueses.

3 de agosto de 2021 às 01:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

https://desporto.sapo.pt/jogos-olimpicos-2020/artigos/velocista-da-namibia-sob-escrutinio-para-provar-que-e-mulher

Já sabemos que os negros tem mais testosterona. Nesse caso essa mulher parece que tem ainda mais..
Testosterona também pode ser sinônimo de povo mais agressivo, violento e nisso os africanos e seus países ou bairros noutros continentes são um bom exemplo.

3 de agosto de 2021 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Roberto Cunha said...

Desportos feitos sob medida para "jovens" e "indivíduos", similar a pular no galho e pegar a banana hehehe

E de xadrez ninguém comenta, oh não, pois seria muito excludente para com os "jovens".

Não existe Grande Mestre de xadrez entre os "indivíduos", esse desporto é excludente e quiçá racista !

5 de agosto de 2021 às 00:46:00 WEST  
Anonymous Roberto Cunha said...

Caturo, e também ao anônimo do dia 3, 14:26, se deleitem com a linda civilização criada pelos jovens, na capital da Nigéria - 200mi atualmente, com tendência de ter 800 milhões até 2050:

https://www.youtube.com/watch?v=umBS-HEUImM&t=2461s

Que arquitetura, que classe !

Mas não fiquemos só nisso, vejamos também as lições que os "jovens" deram a um vizinho vosso, espanhol, lhe dando aulas grátis de pugilismo na Catalunha:

https://www.youtube.com/watch?v=P_TKS96hkUE

5 de agosto de 2021 às 00:51:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home