quarta-feira, abril 21, 2021

FOGO SAGRADO ACESO NA LETÓNIA


Durante a celebração do Equinócio da Primavera (Páscoa), o primeiro Fogo permanente na Letónia foi aceso com os raios do sol nascente no santuário da comunidade da Deusa Svēte (Šventoji) perto de Jelgava. A Sagrada Comunidade das Deusas da Fé Natural (Svētes dievturu draudze) vem queimando e ordenando o fogo sagrado há vinte anos, mas somente em 2017 foi oficialmente registada como comunidade da velha fé e tornou-se membro da Sociedade das Deusas.
O líder comunitário Andris Zhukovsky disse: “Há vinte anos que acendemoss o fogo sagrado. Geralmente fazíamo-lo durante os feriados familiares e do calendário, quando a nossa comunidade e pessoas que professavam ou simpatizavam com a velha fé se reuniam. Mas agora decidimos que é hora de continuar os costumes dos nossos ancestrais, mantendo o fogo aceso o tempo todo. Aquecemos o fogo com pequenos pedaços de lenha e pellets, acendemos a cada quatro horas e acendemos uma vela à noite. Continuamos o costume de manter o fogo eterno dos nossos ancestrais. A maioria das religiões antigas (por exemplo, a japonesa) tem e acalenta tradições de armazenamento do fogo sagrado. Deve ser lembrado que um fogo eterno está queimando em Riga, em memória das vítimas da Primeira Guerra Mundial."
“Um dos grupos das Deusas na Letónia - a comunidade das Deusas de Šventoji, continua com sucesso o trabalho de construção do seu templo. No distrito de Svēte, perto de Jelgava (Jelgavas novads), uma comunidade pagã estabeleceu um santuário com um templo e uma sala para celebrações tradicionais. Esta é mais uma oportunidade para os Letões celebrarem o calendário e os feriados familiares de acordo com os costumes dos seus ancestrais. Em resumo, eu diria que o recém-estabelecido centro de religião natural mostra a vitalidade da tradição báltica - a base da identidade letã”, Andrejs Broks, líder de pagãos letãos, disse ao Alkas.lt.
A sacerdotisa lituana da religião Romuva, Krivė (sacerdotisa) Inija Trinkūnienė, ficou satisfeita com a determinação dos Letões em valorizar o Fogo Sagrado: “Estamos felizes e saudamos pessoas com ideias semelhantes na Letónia que continuam os costumes dos seus ancestrais. O Fogo Sagrado é uma santidade muito antiga herdada dos nossos ancestrais, que transmite uma imagem muito significativa de criatividade, educação e poderes espirituais para a visão de mundo do Báltico. Conecta-nos com Ancestrais e Deuses, promove a nossa vitalidade, fortalece os poderes criativos da comunidade e da Nação. Na Lituânia, o costume de apoiar o Fogo Eterno foi restaurado e já existe há muitos anos no Monte Šatrija e no Santuário Ragutis em Vilnius. É gratificante que os nossos irmãos Letões também tenham aderido a esta acção."
O Templo está configurado para armazenar Fogo até ao Natal. Durante o Natal, o fogo viajará do templo para queimar à moda do Natal. Juntamente com a moda da queima, apagar-se-á e será restaurado já durante o Mardi Gras com pederneira e ferro, porque a luz do sol para restaurá-lo ainda é muito pequena. Está planeado restaurar o fogo do Sol sempre durante o Equinócio da Primavera ou no próximo dia ensolarado após o equinócio. Segundo A. Zhukovsky, os ritos de ignição e extinção do Fogo Sagrado, que transmitem a acção da criação divina celestial, terão como objectivo manter o senso de santidade e espiritualidade dos membros da comunidade.
*
Fonte: https://alkas.lt/wp-content/uploads/2021/03/sventosios-ugnies-atkurimas-latvijoje-alkas-lt-koliazas.jpg

* * *

A semelhança com o rito romano é notória - também em Roma as vestais, ou sacerdotisas de Vesta, Deusa do Fogo Sagrado do Lar e da Pátria, reacendiam o fogo sagrado do santuário durante a Primavera. Pode tratar-se aqui de uma das mais arcaicas e vitais tradições sagradas indo-europeias.