quarta-feira, dezembro 02, 2020

ÍNDIA - MAIS UMA VEZ, MULTIDÃO MUÇULMANA ATACA COM EXTREMA VIOLÊNCIA COMUNIDADE HINDU LOCAL

Nas festividades de Chhath Puja na Vernes [20 de Novembro], a comunidade hindu no distrito de Katihar, na divisão Seemanchal, em Bihar, foi submetida a constantes perseguições por parte dos islâmicos.
De acordo com os habitantes locais, uma multidão muçulmana interrompeu as celebrações do Chhath Puja e vandalizou os ghats, levando a uma atmosfera sobrecarregada pela comunidade na área. Embora os hindus pudessem observar o Chhath Puja à noite, ficaram aterrorizados com os acontecimentos da manhã, quando um grupo de islâmicos os impediu de realizar os rituais. A multidão muçulmana opôs-se inicialmente ao uso de fogos de artifício, mas depois passou a vandalizar o Chhath ghat, destruindo a parafernália, urinando e defecando no local.
Em vídeo que agora se tornou viral nas redes sociais, os habitantes locais exigiram a intervenção de Kahtiyar MLA Tarkishore Prasad e protecção policial a todos os devotos hindus da área. Todos os homens e mulheres, parados ao fundo, foram vistos fazendo um apelo desesperado à administração distrital. Um menino no referido vídeo pediu a outros hindus que tornassem o vídeo viral para que pudessem obter justiça.
Quando a OpIndia falou com as pessoas da área, uma pessoa local informou que o genro de um clérigo islâmico local estava envolvido na interrupção das festividades hindus. Como tal, a administração distrital pediu aos indignados hindus que resolvessem a questão fora da esquadra. Uma testemunha ocular e vítima, Devnarayan Uraon, narrou: “Assim que chegámos lá, um grupo de muçulmanos começou a assediar-nos. Avisaram-nos para não celebrarmos o Chhatt, senão eles expulsar-nos-iam dos ghats. Quando voltámos para casa, eles destruíram a decoração e vandalizaram o local...” Acrescentou que, após o incidente, ele e outros moradores foram à esquadra de Ratora para registar o caso.
Devnarayan informou que a polícia acompanhou os moradores até ao ghat às 22h e descobriu que o ghat foi vandalizado. Enquanto a polícia forneceu uma quantia de 500 dólares como ajuda monetária, os hindus tiveram de passar horas redecorando os ghats. Vários vídeos de activistas hindus agora vêm à luz nos quais se queixam de maus-tratos cometidos pela comunidade muçulmana dominante na área.
Citando os muçulmanos da área, uma mulher hindu declarou: “Eles dizem que criarão mais áreas dominadas por muçulmanos, expulsarão os hindus e tomarão as suas terras”. Em afirmação chocante, um Vikas Uranv local disse que testemunhou a profanação do próprio Chhath ghat e afirmou que vilões pertencentes à comunidade muçulmana faziam vídeos de mulheres hindus a trocar de roupa. Também lamentou sobre como os mesmos malfeitores assediam e provocam as suas mulheres diariamente.
Polícia afirma que situação está sob controle, porta-voz do VHP sinaliza preocupações sobre o crescente fundamentalismo
Ao falar sobre o incidente, SDPO (Katihar) Amarkant Jha admitiu que a profanação foi obra de alguns elementos anti-sociais durante o Chhath Puja em Rautara. Afirmou que a polícia tomou medidas imediatas ao tomar conhecimento do incidente e garantiu que os rituais do Chhath Puja não fossem impedidos. Jha afirmou ainda que nenhum caso foi registado porque não era um incidente tão grande e que a situação da lei e da ordem estava sob controle. Ãcrescentou que nenhuma prisão ocorreu até que o assunto estivesse resolvido. Enfatizou que o Station House Officer (SHO) tomou conhecimento do incidente o quanto antes e que estava a monitorizar a situação no terreno.
O porta-voz nacional do VHP, Vinod Bansal, disse à OpIndia que o governo de Bihar deveria prestar atenção às preocupações dos hindus em áreas sensíveis como Seemanchal. Enquanto condenava o incidente, pediu ao MLA Tarkishore Prasad local para conhecer as pessoas e ouvir as suas demandas. Expressou preocupação com o crescente fundamentalismo islâmico na área e as ameaças que isso representava para a comunidade hindu.
*
Fonte: https://www.opindia.com/2020/11/muslim-mob-disrupts-chatth-puja-in-bihar-vandalises-ghats-issues-threats/?fbclid=IwAR1c9AsKBmiq-HDFPCM6PIG3aiZA__5bm7ii9UtWjLgM3EXy2hBO3-ZwsM8

* * *

Será culpa da «islamofobia!», do «raciiiismo!» ou do Trump?