segunda-feira, novembro 02, 2020

ALTO REPRESENTANTE DA ONU PARA A ALIANÇA DAS CIVILIZAÇÕES ACUSA CARICATURAS DE «PROVOCAREM VIOLÊNCIA»

O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Miguel Ángel Moratinos, apelou ao respeito mútuo por todas as religiões e crenças e à promoção de uma cultura de fraternidade e paz.
Em comunicado, Moratinos expressou sua profunda preocupação com as crescentes tensões e exemplos de intolerância desencadeados pela publicação de desenhos satíricos do profeta Maomé, que os muçulmanos consideram um insulto e bastante ofensivo.
As caricaturas incendiárias também provocaram atos de violência contra civis inocentes que eram alvo de sua religião, crença ou etnia, Moratinos observou, acrescentando que insultos às religiões e símbolos religiosos sagrados provocam ódio e violência, e também causam polarização e fragmentação da sociedade.
O alto representante afirmou que a liberdade de expressão deve ser usada de forma que respeite todas as crenças e doutrinas e enfatizou a não associação de atos de violência a nenhuma religião, nacionalidade, civilização ou grupo étnico.
*
Fonte: https://www.trt.net.tr/portuguese/mundo/2020/10/29/a-onu-pede-respeito-mutuo-por-todas-as-religioes-e-crencas-1518109?fbclid=IwAR0yrGQWHjDs1oT7t-FrmZIP0DS4o6WG_MrB9pIo1fxdGwMrin5lbXaDK3o

* * *

Sintomático: um típico representante da elite já culpa um uso de liberdade de expressão em vez de culpar exclusivamente os que exercem violência «por terem sido provocados». 
Parece que se está mesmo a retornar ao tempo do «respeitinho», que tantos «irreverentes» de merda carregadinhos de sentido crítico e «mordaz» sempre se empenharam em ridicularizar. Os mesmos «irreverentes» metem agora a viola no saco, porque afinal acham mal fazer troça das religiões... se e só se estas religiões forem de não europeus, bem entendido...