quarta-feira, outubro 21, 2020

SUÉCIA REJEITA EQUIPAMENTOS 5G DE MULTINACIONAIS CHINESAS

A Suécia vai proibir equipamentos dos grupos chineses Huawei e ZTE na nova rede de telecomunicações 5G. A decisão ocorre poucas semanas antes dos leilões para decidir quem vai construir as redes no país, que estão programados para começar em 10 de Novembro.
A Autoridade Sueca de Correios e Telecomunicações (na sigla em Inglês) afirmou em comunicado divulgado nesta Martes (20) que a proibição é uma consequência de uma nova legislação que entrou em vigor em Janeiro.
A lei exige que o PTS consultasse as Forças Armadas e o Serviço de Segurança suecos "para garantir que o uso de equipamento de rádio nessas faixas não cause danos para a segurança da Suécia", lê-se na nota.
Dessa forma, a PTS argumenta que as novas instalações de redes 5G "não devem ser realizadas com produtos dos fornecedores Huawei ou ZTE". Todavia, se a infra-estrutura existente para funções centrais for usada, "os produtos da Huawei e ZTE devem ser descontinuados [até] 1º de Janeiro de 2025, no máximo", sublinha a PTS.
A medida deve beneficiar a sueca Ericsson e a finlandesa Nokia. Keith Krach, sub-secretário de Estado dos EUA para assuntos económicos, havia dito anteriormente que as empresas escandinavas eram as únicas que os governos europeus deveriam escolher, relata a agência Reuters.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2020102016250846-suecia-proibe-uso-de-equipamentos-5g-das-chinesas-huawei-e-zte/

* * *

Mais um bom exemplo no norte europeu.