quarta-feira, outubro 28, 2020

EUA E ÍNDIA ASSINAM PACTO MILITAR DIANTE DA CHINA

EUA e Índia assinaram em Nova Deli, Índia, um pacto para partilhar dados sensíveis de satélite e mapas nesta Martes (27), enquanto Pompeo alertou sobre a ameaça representada por uma China cada vez mais assertiva.
"Grandes coisas estão a acontecer enquanto as nossas democracias se alinham para proteger melhor os cidadãos dos dois países e, na verdade, do mundo livre", declarou Pompeo a repórteres após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e o ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, relata a agência Reuters.
"Os nossos líderes e cidadãos vêem com clareza cada vez maior que o Partido Comunista Chinês não é amigo da democracia, do Estado de direito, da transparência, nem da liberdade de navegação, a base de um Indo-Pacífico livre, aberto e próspero", acrescentou o secretário de Estado norte-americano.
Mentalidade de Guerra Fria
"Instamos Pompeo a abandonar a sua mentalidade de Guerra Fria, mentalidade de soma zero, e parar de insistir na 'ameaça chinesa'", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, citado pela mídia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, tornou o facto de ser duro com a China uma parte fundamental da sua campanha para garantir um segundo mandato na eleição presidencial da próxima semana, em 3 de Novembro, e Pompeo tem tentado fortalecer laços com aliados para conter a crescente influência da China na região.
Novo pacto EUA-Índia
O Acordo Básico de Intercâmbio e Cooperação em Cooperação Geoespacial (BECA, na sigla em Inglês) é um novo pacto de defesa entre EUA e Índia que representa um "marco significativo" e promoverá a cooperação entre os militares dos dois países, explicou Mark Esper, secretário de Defesa dos EUA, em entrevista colectiva.
O pacto dará à Índia acesso a uma série de dados topográficos, náuticos e aeronáuticos considerados vitais para a selecção de mísseis e drones armados.
Os EUA planeiam vender mais aviões de combate e drones à Índia e o pacto vai permitir a Washington fornecer ajuda avançada à navegação em aeronaves fornecidas pelos EUA à Índia, disse uma fonte da Defesa indiana à Reuters.
O diálogo estratégico entre os EUA e a Índia ocorre num momento de grande tensão na região, com tropas indianas enfrentando forças chinesas na disputada fronteira do Himalaia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2020102716285209-eua-assinam-pacto-militar-com-india-e-alertam-sobre-ameaca-chinesa/

* * *

Raramente a política externa norte-americana deu provas de tanta lucidez. Perceber que a Índia é um aliado natural do Ocidente diante da China - e do mundo islâmico - é um imperativo da lógica cuja consecução está em risco se Trump não vencer as eleições presidenciais em Novembro.