POLÓNIA - LIBANÊS EXPULSO POR LIGAÇÃO AO CALIFADO E AO PLANEAMENTO DE REDE TERRORISTA
Um libanês de 61 anos detido em Abril a pedido da Agência de Segurança Interna (ABW) foi deportado para o Líbano, disse o assessor de imprensa do Ministro-Coordenador de Serviços Especiais, Stanisław Żaryn, ao PAP.
Żaryn disse ao PAP na Lues que o homem libanês foi deportado em meados de Outubro, tendo sido detido em Abril pela Guarda de Fronteira após uma decisão do Ministério do Interior solicitada pelo chefe do ABW.
A decisão de deportação obrigou-o a regressar ao seu país de origem e impôs uma proibição de cinco anos de entrada na Polónia ou noutros países do Espaço Schengen da UE sem passaporte.
O assessor de imprensa do ministro dos serviços especiais disse que foi estabelecido com base em material recolhido pelo ABW que o homem tinha planeado organizar na Polónia e outros países da UE uma rede com a intenção de cometer ataques terroristas em países da Europa Ocidental.
“Durante todo o período da sua estadia na Polónia, até ao momento da sua detenção, o libanês esteve em contacto constante com as estruturas do Estado Islâmico, utilizando a Internet como meio de comunicação”, disse Żaryn ao PAP.
O homem deportado também ter-se-ia comunicado com pessoas relacionadas ao EI presentes em estados membros da UE e apoiado financeiramente membros do EI na Síria, de acordo com o ABW.
*
Fonte: https://www.thefirstnews.com/article/poland-deports-lebanese-man-suspected-of-supporting-islamic-state-17048
* * *
Porquê só cinco anos? Que garantias há de que daqui a cinco anos o fulano não esteja ainda mais perigoso? Que mal há em que o prazo seja bem mais prolongado ou que a proibição de retorno seja até vitalícia?
1 Comments:
Bem pelo menos este foi deportado para fora da Europa, a maioria não são.
Enviar um comentário
<< Home