MARCO HISTÓRICO DO TOTALITARISMO ESPIRITUAL ABRAÂMICO NA EUROPA
Em 363, Juliano, o último imperador pagão, tinha morrido. Em seu lugar foi eleito Joviano, que pareceria, a princípio, «pouco» intolerante para com os pagãos. Emitiu um édito de tolerância, estipulando que embora o exercício de ritos mágicos fosse punido, os seus súbditos gozariam de plena liberdade de consciência. No mesmo ano, todavia, emitiu outro édito a ordenar a queima da Livraria de Antioquia; a 11 de Setembro emitiu um édito a condenar à pena de morte quem adorasse os Deuses ancestrais - e, a 23 de Dezembro, estendeu o mesmo castigo a todo aquele que participasse em qualquer cerimónia pagã, mesmo as privadas.
*
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jovian_(emperor)
* * *
Este foi pois mais um marco histórico do início do totalitarismo na Europa, um totalitarismo espiritual do qual os Europeus só começaram a libertar-se na Idade Moderna, à medida que o Cristianismo perdia terreno. Houve entretanto outros totalitarismos, mas estes mais políticos que espirituais, acompanhando a dessacralização da sociedade, embora tenham também eles sido deitados abaixo. E, espiritualmente, começam hoje a surgir novos locais de culto pagãos em solo europeu, como faróis que se acendem para iluminar um renascer da Europa integral.
5 Comments:
Paz,amor e facada
https://files.catbox.moe/noczef.MP4
Cristianismo:uma piada de extremo mau gosto
https://youtu.be/utcO6rFKnTs
Caturo,você concorda com isto?
http://novaresistencia.org/2019/12/23/a-adoracao-de-bilionarios-virou-uma-religiao/?fbclid=IwAR0OItPHkcSzQBNKyutubxGkHZm6AMELdvBAKfszdcFuQqtVEZp6z5caL7U
https://pbs.twimg.com/media/EMaMxbMWsAApi2c.jpg
«http://novaresistencia.org/2019/12/23/a-adoracao-de-bilionarios-virou-uma-religiao/?fbclid=IwAR0OItPHkcSzQBNKyutubxGkHZm6AMELdvBAKfszdcFuQqtVEZp6z5caL7U»
Não sei até que ponto é isso verdade. Opto por começar pela outra ponta da corda: antes de mais nada, é necessário garantir a igualdade sócio-política e uma vida economicamente desafogada a todos. Se entretanto surgirem bilionários, tudo bem, desde que ninguém esteja a ser explorado; se não for possível que surjam bilionários, pois a resposta está dada. Não creio pois que se deva começar pela negação, muito menos pela diabolização dos bilionários e sim pelo combate às desigualdades mais gritantes e ao poder de uns sobre outros.
Enviar um comentário
<< Home