segunda-feira, novembro 04, 2019

DIA EUROPEU DA IGUALDADE SALARIAL

O Dia Europeu pela Igualdade Salarial observa-se a 4 de Novembro de 2019, e tem como objectivo chamar a atenção dos governos e das empresas para a desigualdade salarial, tentando travar a mesma o quanto antes.
Conhecido na Europa como “European Equal Pay Day”, a data tem esse agendamento visto ser este o dia do ano em que as mulheres deixam de receber, em comparação com os homens, que continuam a receber o salário até 31 de Dezembro. As mulheres recebem menos 16,3% por hora do que o sexo oposto.
Enquanto alguns países da Europa apresentam diferenças de ordenado inferiores a 10% (como Itália, Luxemburgo, Polónia, Malta e Eslovénia), outros apresentam uma diferença superior a 20% (Hungria, Alemanha, Áustria, Estónia, República Checa, Eslováquia).
Em Portugal as mulheres recebem menos 13% do que os homens.
A diferença salarial entre géneros existe, mesmo apresentando as mulheres uma melhor taxa de sucesso no secundário (83% contra 77,6%) e na universidade (60% de licenciados são mulheres) do que os homens.
Portugal celebrava o Dia da Igualdade Salarial a 6 de Março, porque essa é a data até quando a mulher supostamente teria de trabalhar para ter o mesmo salário do que o homem. No entanto, o nosso país aderiu à data instituída pela Comissão Europeia, assinalando-a pela mesma ocasião.
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-da-igualdade-salarial/