CATALUNHA - MILHARES DE NACIONALISTAS PROTESTAM CONTRA A VISITA DO REI CASTELHANO
Milhares de pessoas receberam hoje [04/11/2019], sob protestos, em Barcelona, o rei espanhol Felipe VI, na sua primeira visita à cidade desde a sentença contra líderes separatistas da Catalunha, promulgada no último 14 de Outubro.
Com gritos de "fora!", grupos de manifestantes equipados com bandeiras independentistas reuniram-se em frente ao Palácio de Congressos, onde o chefe da monarquia e outros membros da família real participavam numa cerimónia.
Preocupadas com questões de segurança, as autoridades locais tiveram de bloquear os acessos ao edifício, a fim de evitar aproximações.
No entanto, o esquema de isolamento preparado pela polícia não foi suficiente para impedir os protestos contra a monarquia e a favor da independência da Catalunha, com alguns manifestantes chegando a queimar imagens do rei Felipe VI.
"Estou aqui para protestar contra o rei porque nós opinamos que não temos rei, não nos representa. Sabemos que ele está em reunião para entregar uns prémios, e estamos fazendo todo o ruído possível para demonstrar que não estamos de acordo", declarou à Sputnik uma estudante de 20 anos da Universidade de Barcelona.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019110414732074-populacao-de-barcelona-protesta-contra-visita-do-rei-da-espanha/
* * *
Glória aos nacionalistas catalães, que nunca desarmem até alcançarem o mesmo direito à independência de que Portugal goza.
10 Comments:
https://m.hindustantimes.com/india-news/let-s-talk-about-racism-kallu-was-the-first-word-this-african-man-learnt-in-india/story-f04HSkREMwyIBh3GlO3DDM.html
https://www.aljazeera.com/indepth/features/2017/04/african-victims-racism-india-share-stories-170423093250637.html
https://gulfnews.com/world/asia/india/the-dark-face-of-indian-racism-1.61161168
Obrigado, também já tinha lido sobre esses queixumes, pois que também na Índia já há negralhame a arranjar chatices e a fazer-se vítima... ficarem no fosso de merda que é África é o ficas, preferem fugir dali para fora, para depois se irem lamuriar, com conversa de rufia sonso, de que são maltratados em terras onde ninguém os chamou...
Esses partidos "nacionalistas" não se importam com a cultura catalã, sendo esses mesmos partidos que abriram as portas para uma onda migratória que transformou a região da Catalunha em uma das áreas com maior percentagem de população estrangeira, ou que atacaram o legado de grandes figuras históricas catalãs simplesmente devido ao facto de terem uma opinião política diferente da narrativa de esquerda (que representa a ideologia dos partidos da independência).
os movimentos independentistas defendem ironicamente um multiculturalismo e uma ampla imigração, que se opõe à ideia de independência que buscam, pois acabariam apagando sua própria identidade. O erro cometido na Espanha é o de dar autonomia excessiva a certas regiões que a usam contra a soberania do Estado e como uma forma de rebelião, afetando não só a estrutura política devido à desobediência aos mandatos nacionais, mas também devido à instabilidade econômica que os movimentos independentistas têm produzido. A independência não é consensual na Catalunha, região mais rica de Espanha e uma das mais autónomas da Europa. A extrema esquerda vai dilacerar a Catalunha caso esta se torne independente. Espanha e Catalunha vão ficar ambas pior. Deve haver algum sentido de responsabilidade de ambas as partes.
Alfredo Jacinto
Em primeiro lugar, não são os partidos catalães os responsáveis pela imigração muçulmana. É Madrid que controla quem entra no País. Que os imigrantes muçulmanos uma vez estabelecidos em Espanha prefiram ir para a Catalunha, não surpreende, trata-se da região mais rica da Ibéria. Que alguns independentistas catalães prefiram imigrantes mouros em vez de latino-americanos, também não é de admirar, porque preferem quem ainda não fale Castelhano fluentemente. Nada disso, contudo, é culpa dos nacionalistas. Agora, se entretanto há esquerdistas a apoiar a independência catalã e a querer uma Catalunha «multicultural», isso é outra história que em momento algum compromete o ideal nacionalista catalão em si. Não é por um negro ostentar a bandeira portuguesa que eu passo a ser menos branco só por ser português ou por querer que Portugal se mantenha independente. Isto é o óbvio e só quem pensa por rebanhos o pode ignorar.
A «Espanha», isto é, Castela, não cometeu erro algum em «dar autonomia» às «regiões». Comete um erro grave é em não a dar, primeiro porque nunca teve direito a dar coisa nenhuma que não é sua, segundo e mais importante porque essas «regiões» não são regiões, são Nações e, só por isso, já merecem a independência, tal como Portugal. A Espanha como nação não existe. É tão somente um Estado imperialista em que a nação castelhana controla quase todas as outras nações hispânicas.
Se o estado espanhol concede a independência à Catalunha dissolve-se como um castelo de cartas. Quando isso acontecer (se acontecer) o que Portugal vai fazer? Estreitar relações com a Galiza e reaver Olivença? Estaria Portugal e a Galiza disponíveis para formar o Sacro Império Galaico-Lusitano (matriz celta, greco-latina, bárbara(Vândalos,Suevos,Alanos,Visigodos), católica)? Passaria Portugal a Portugaliza? É sabido que a cultura galega se identifica com a portuguesa, basta ver a verosimilhança etno-linguística entre ambos, sem falar da animosidade histórica contra Castela.
p.s: Desculpem mas a nossa matriz não é muçulmana, judaica, africana, cigana e asiática, sem desprimor por nenhum dos supra citados. Somos indo-europeus.
Saudação a todos os Nacionalistas
Essencialmente, tudo isso era bom. Eu duvido é que a Espanha desabasse de imediato caso a Catalunha se tornasse independente - era bom era, mas eventualmente não aconteceria assim com duas cantigas... Também não acho necessário usar qualquer terminologia «imperial» no caso de Portugal e da Galiza se Portugueses e Galegos viessem a integrar um só Estado por motivo étnico, ou seja, se se juntassem por serem da mesma raiz étnica, então a junção não se chamaria «império».
De resto, concordo com tudo.
Saudações Nacionalistas
Sacro Império Galaico-Lusitano, referia-me à união Espiritual. Portugaliza à união de dois Estados-Nação com a mesma raiz étnica. Teria de ser bem feito, bem pensado. Seria um projecto interessante, grandioso, agregador e ambicioso. Para muitos um devaneio, mas a nossa história já provou que conseguimos fazer coisas arrojadas, quase a roçar o impossível. Tentamos descobrir os mares quando tinhamos tanto aqui ao lado para "descobrir". Primeiro deviamos ter consolidado a nossa posição ibérica. Faltou visão interior. Em certa parte compreendo o Velho do Restelo.
Abraço Galaico-Lusitano
O D. Afonso Henriques até quis ir para norte, mas não foi bem recebido...
Abraço Galaico-Lusitano
http://gladio.blogspot.com/2009/10/portugaliza-um-belo-sonho-que-um-dia.html
Catalunha por fernando pessoa.
http://arepublicano.blogspot.com/2019/10/catalunha-por-fernando-pessoa.html?m=1
Abraço Almanaque
Obrigado pelo artigo. Não tenho a certeza de ter entendido o que quer Pessoa concluir dos factos que aponta, mas dá ideia de que aceita os frutos do imperialismo como se de uma inevitabilidade ou «lei natural» se tratasse, o que acaba por legitimar a lei do mais forte. É pena que o faça.
Saudações.
Enviar um comentário
<< Home