quarta-feira, setembro 04, 2019

ALEMANHA - ESTADO DA RENÂNIA DO NORTE - VESTEFÁLIA VAI PASSAR A REVELAR SEMPRE A IDENTIDADE ÉTNICA DOS DELINQUENTES

A polícia do Estado alemão do norte da Renânia do Norte-Vestfália (NRW) começará a fornecer as nacionalidades de todos os suspeitos em comunicados à imprensa quando for determinável, sem dúvida alguma, anunciou o Ministério do Interior do estado em Dusseldorf na Lues.
O decreto que define as políticas de comunicação da polícia está sendo reformulado actualmente, acrescentou o ministério.
A política de revelar a nacionalidade de um suspeito varia de Estado para Estado em toda a Alemanha. Em muitos Estados, a nacionalidade é revelada apenas quando é considerada relevante para a natureza do crime cometido, como quando serve como factor motivador.
O ministro do Interior da NRW, Herbert Reul, disse que a mudança fazia parte de um esforço por mais transparência.
"Vamos declarar as nacionalidades de todos os suspeitos que temos certeza - naturalmente também as dos suspeitos alemães", disse ele. "Estou convencido de que essa transparência é o melhor meio contra a mentira desajeitada".
A prática de determinar se a nacionalidade dos suspeitos é pertinente a um crime muitas vezes causa controvérsia na Alemanha. O objectivo de reter a nacionalidade é evitar a discriminação contra minorias, associando categoricamente os crimes ao país de origem, e não a um indivíduo específico e suas circunstâncias particulares.
Recentemente, o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, alertou o público para não tirar conclusões prematuras depois de ser revelado que o suspeito preso pela morte de um garoto de 8 anos na estação de comboio de Frankfurt era nacional da Eritreia.
No entanto, alguns acusaram a polícia e os média alemães de reter deliberadamente a nacionalidade nos casos em que cidadãos estrangeiros estão envolvidos como método para atenuar as críticas à política de imigração de Angela Merkel, que viu mais de 1 milhão de refugiados entrarem na Alemanha em 2015.
Um caso particularmente significativo foi o assédio sexual em massa de mulheres na cidade de Colónia, na cidade de NRW, na véspera de Ano Novo de 2015. Os suspeitos que foram posteriormente identificados foram encontrados principalmente de origem norte-africana. O evento levou a acusações de que a polícia e os média alemães haviam inicialmente encoberto a nacionalidade dos suspeitos envolvidos.
De acordo com as directrizes da Associação Alemã de Imprensa, a publicação da nacionalidade de um suspeito nos média deve ser fundamentada no interesse público. Crimes graves, como assassinato ou terrorismo, enquadram-se nessa categoria.
O porta-voz da Associação Alemã de Imprensa, Volker Stennei, elogiou a decisão da polícia de nomear a nacionalidade em todos os casos, mas disse que a decisão de publicar a nacionalidade em reportagens dos média cabe a cada departamento editorial individual.
*
Fonte: https://www.dw.com/en/police-in-western-german-state-to-reveal-nationality-in-all-crimes/a-50177056?fbclid=IwAR1hLkQU_AVkG7QMrxl-WknjB0-GIMkcnygDICg3V-t50i8FXrrOPEpCNcY


* * *


Finalmente, o protesto popular surte algum tipo de efeito positivo... isto se não houver afinal grossa aldrabice na forja, bem entendido... Para já, pode-se dizer francamente o óbvio: abençoadas redes sociais que permitem a divulgação em massa da autêntica opinião do povo, para que a sociedade seja mais democrática... É possível que entretanto muitos mé(r)dias se escusem a revelar as identidades étnicas dos criminosos, mas eventualmente o povo poderá escolher ler quem revele essas verdades para que assim o povo esteja na posse dos dados necessários para julgar os reais efeitos da imigração...