quarta-feira, setembro 04, 2019

EX-SECRETÁRIO DE DEFESA DOS EUA DIZ QUE O PAQUISTÃO É O PAÍS MAIS PERIGOSO DO MUNDO

O ex-secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, disse que o Paquistão é o país mais perigoso do mundo por causa da radicalização da sociedade e do rápido desenvolvimento das capacidades nucleares.
"De todos os países que conheci, considero o Paquistão o mais perigoso", escreveu Mattis no seu último livro "Call Sign Chaos: Learning to Lead", lançado na Martes (3).
O ex-director do Pentágono explicou ao Conselho de Relações Exteriores de Nova York a sua posição sobre "radicalização da sociedade", acrescentando que a sua opinião era partilhada também pelos "militares paquistaneses".
"Quando se pega na radicalização da sociedade e lhe adiciona o arsenal nuclear que mais cresce, penso eu que, no mundo, se entende porque é que um dos pontos que eu diria que precisamos de focar agora é o controle de armas e os esforços para não proliferação", apontou.
Relações distorcidas
A relação entre o Paquistão e os EUA é "muito distorcida", ressaltou, em referência à recente visita à Casa Branca do primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.
Mattis, que coordenou o Pentágono desde que a administração Trump começou a trabalhar em Janeiro de 2017, renunciou em 31 de Dezembro de 2018.
A demissão do secretário de Defesa dos EUA desencadeou a decisão do presidente americano Donald Trump no final de 2018 de retirar as tropas americanas da Síria. Na sua renúncia, Mattis apontou uma série de discordâncias com o líder norte-americano.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019090414475592-ex-chefe-do-pentagono-aponta-qual-e-o-pais-mais-perigoso-do-mundo/

* * *

Mais um bom sinal de que no grupo que chegou ao poder com Trump está gente com lucidez suficiente para perceber o óbvio, que tem vindo a ser denunciado pelos «islamófobos» desde a década passada. O procedimento do Paquistão para com a Índia desde que foi criado em meados do século passado, a iminência de guerra nuclear entre os dois países pelo menos uma vez, o apoio despudorado das autoridades paquistaneses ao terrorismo islâmico em Caxemira, não podiam continuar a ser ignorados por muito mais tempo.