sábado, agosto 24, 2019

«STONEHENGE» DE ESPANHA É REDESCOBERTO


Em Peraleda de la Mata, na comunidade autónoma espanhola de Estremadura, uma estrutura muito parecida com o Stonehenge britânico emergiu da água devido à seca depois de 50 anos submerso em um reservatório.
A estrutura conta com 144 blocos de granito de dois metros de altura, posicionados verticalmente.
A datação por radiocarbono mostrou que as pedras são de um período entre 4.000 e 5.000 anos atrás, ou seja, da mesma época do Stonehenge no Reino Unido.
Descoberta em 1925 pelo padre e arqueólogo alemão Hugo Obermaier, a estrutura desapareceu debaixo de água depois de o então líder de Espanha, general Francisco Franco, ter ordenado afundar um vale do rio Tejo.
Uma oportunidade para salvar o cromeleque e o dólmen de Peraleda de la Mata (em Cáceres), que, literalmente, surgiu das águas.
Uma civilização que não sabe valorizar o seu património arqueológico não se pode considerar avançada.
Pesquisadores acreditam que a instalação poderia ter sido construída pelos célsius que viveram na Ibéria 4.000 anos atrás. Segundo hipóteses de pesquisadores, as pedras poderiam ter sido usadas como uma câmara central para cultuar o Sol.
"Neste caso, há semelhanças com Stonehenge, mas é obviamente menor", contou Ángel Castaño, presidente da Associação Cultural de Peraleda em entrevista ao jornal britânico The Times.
Espera-se que a administração regional venha a discutir planos de preservação do local para metas turísticas e científicas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/cultura/2019082314425346-forte-seca-traz-a-tona-stonehenge-de-5000-anos-na-espanha/


* * *

Não sei que «célsius» serão os que o artigo refere (Célticos?...), mas deixei ficar para futura referência... 
De qualquer modo, é uma boa notícia e na eventualidade - remota, creio - de o monumento ser de origem indo-europeia, mais valioso se torna ainda este achado.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que os Celtici (celticos) também povoaram essa área de Espanha, abrangia, o Alentejo e Algarve, já com os Cynetes que foram celtizados.

27 de agosto de 2019 às 22:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, só que os Celtici propriamente ditos teriam chegado apenas a partir de 800 a.c.. De qualquer forma, não é impossível que outros célticos ou, mais provavelmente, outros indo-europeus, já ali vivessem em 2000 a.c., visto que recentemente se divulgou um estudo a dizer que a população masculina da Ibéria foi quase toda substituída por gente vinda das estepes da Europa Oriental, ou seja, muito provavelmente por indo-europeus, ancestrais comuns dos Celtas, dos Italiotas, dos Germanos, dos Gregos, etc..

28 de agosto de 2019 às 01:31:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home