quarta-feira, agosto 21, 2019

PAN QUER SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PARA ANIMAIS

Chamem-lhe clínicas ou hospitais, sejam cinco ou 20 espalhados pelo País – André Silva quer revolucionar os cuidados ao dispor dos animais de companhia e promete medidas que compensem o aumento da despesa do Estado. Pretende impor limites aos cruzeiros que aportam em Portugal e garante que, para já, não fará parte do Governo.
A proposta vai constar do programa eleitoral do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e André Silva, em entrevista à VISÃO, explica detalhadamente o que pretende: uma rede pública de assistências a cães e gatos, à imagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Questionado sobre os contornos desse eventual sistema médico-veterinário, o deputado único do PAN responde de forma taxativa: "Sim, sim, é uma espécie de SNS para animais. (...) Há uma série de associações que recolhem e acolhem animais errantes e abandonados e que se têm substituído ao Estado, tendo despesas incomensuráveis. Por outro lado, há muitas famílias com enormes dificuldades, nomeadamente pessoas idosas que estão sozinhas e que a única companhia que têm é o gato ou o cão. Não é uma medida de proteção e de bem-estar animal; é uma resposta social às famílias mais carenciadas. Sim, queremos estabelecer uma rede pública – chame-se hospital, chame-se clínica – que tenha serviços médico-veterinários que possam suprir [as dificuldades] destas duas grandes comunidades."
Essa rede, notou na entrevista que decorreu na segunda-feira, 20, na sede do PAN, em Lisboa, algumas famílias, em função dos respectivos rendimentos, estariam dispensadas do pagamento de taxas moderadoras (ou algo equivalente) e outras teriam de custear os cuidados médicos prestados. André Silva ainda não fez as contas ao impacto da proposta nos cofres do Estado, mas assegurou que apresentará medidas que compensem esse aumento de despesa.
*
Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2019-08-21-PAN-quer-criar-Servico-Nacional-de-Saude-para-caes-e-gatos

* * *

É mais uma proposta justa deste partido cujas falhas não são poucas em gravidade mas que, de facto, tem feito algum trabalho decente, valha isso.