DIA DA EUROPA
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Estátua representando Zeus e Europa, sita em Creta, que é de certa forma a fronteira entre a Europa e o Oriente; o elemento aquilino, a ave na mão de Europa, porventura um reforço da alusão a Zeus (que de qualquer modo é o touro), ajuda a dar ao conjunto um fulgor urânico, celestial, diamantino, metálico, que glorifica o mito como fundamento da Europa autêntica |
É discutível se a intenção original de quem em trezentos e sessenta e cinco dias foi precisamente a de escolher o da derrota de um Povo europeu diante de outros; uma celebração colectiva assente na desgraça de um dos celebrantes não é se calhar a mais dignificante, especialmente quando se quer realçar a igualdade entre todos. Por outro lado, celebrar a derrota de um totalitarismo diante de forças democráticas (a ocidente, entenda-se, porque no leste europeu a história foi diferente...) é sempre bom, bate certo com o espírito genuinamente europeu de valorização da Liberdade. Independentemente disso, a coincidência do Dia da Europa com a data de uma celebração pertencente à herança etno-religiosa europeia tem pinta de ser um bom augúrio para a salvaguarda do que mais interessa no chamado Velho Continente, que existência dos Europeus como identidade etno-civilizacional.
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