sábado, maio 11, 2019

ACTOR DE «O SENHOR DOS ANÉIS» CONDENA USO DE IMAGEM SUA COMO MEME PROPAGANDÍSTICO DO PARTIDO VOX

Actor que interpretou Aragorn, personagem do imaginário de J. R. R. Tolkien levada ao grande ecrã por Peter Jackson, rejeitou veementemente a alusão do partido ao filme de que fez parte. "É preciso ser muito ignorante", escreveu, numa carta aberta publicada pelo El País.
O actor Viggo Mortensen reagiu de forma dura ao uso de uma imagem de Aragorn, personagem que interpretou na trilogia ‘Senhor dos Anéis’, pelo partido espanhol Vox para fins políticos.
Em causa está uma montagem criada e partilhada pelo partido onde se vê um fotograma de uma cena do último filme da saga - ‘Regresso do Rei’ - com vários símbolos sobrepostos. É colada em Aragorn a bandeira de Espanha e o nome ‘Vox’, iniciando este uma investida, de espada em riste, contra o exército de Sauron, onde são colados outros símbolos: a bandeira independentista catalã, o símbolo comunista, símbolos feministas, vários órgãos de comunicação social espanhóis, como o El País ou a Cadena Ser, etc.
“Que comece a batalha! Por Espanha”, legendou o partido liderado por Santiago Abascal, na partilha da imagem, feita através das redes sociais, no passado dia 28 de Abril.
Viggo Mortensen reagiu esta Martes, através de uma carta aberta publicada pelo El País. O actor de 60 anos de idade, filho de mãe norte-americana e pai dinamarquês, escreve que “é preciso ser-se muito ignorante” para achar que seria “boa ideia” usar uma imagem do ‘Senhor dos Anéis’ para “promover a campanha eleitoral de um partido xenófobo de ultra-direita como o Vox”.
“É ainda mais ridículo que se utilize a personagem de Aragorn, um estadista poliglota que advoga pelo conhecimento e pela inclusão das diversas raças, costumes e línguas da Terra Média, para legitimar um grupo político anti-imigração, anti-feminista e islamofóbico”, poder ler-se.
“Poderia rir-me desta falta de tacto, mas o Vox entrou no Congresso com 24 assentos; não é brincadeira, e temos que estar atentos e pro-activos, como o é Aragorn, na saga de Tolkien”, termina.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1248163/vox-utilizou-aragorn-em-tweet-e-viggo-mortensen-escreveu-carta-aberta


* * *

Está no seu direito, obviamente. Não quer isso dizer que tenha a razão toda. É verdade que o próprio Tolkien rejeitou abertamente, por carta, qualquer proximidade com os Nazis, mas isso, ao contrário do que muita gente pensaria hoje, não implica rejeição total do Nacionalismo, muito menos obriga a ser multiculturalista. A Inglaterra e os EUA que se opuseram à Alemanha Nacional-Socialista não eram nem «anti-racistas» nem necessariamente multiculturalistas, até porque, quando realizaram a marcha triunfal em Paris depois da derrota nazi, tiveram o cuidado de não permitir a presença de soldados negros nas fileiras francesas, porque não queriam que a população francesa os visse; chegaram a trajar soldados espanhóis e até sírios com o uniforme francês só para que o povo visse apenas peles brancas a marchar com as cores de França. Quanto ao «Senhor dos Anéis», vale a pena recordar que, pelo menos na trilogia cinematográfica, o Ocidente, todo de aspecto bem europeu - Rohan e Gondor, Europa Nórdica e de Centro-Sul(?), defende-se de hordas orientais e seus aliados meridionais de aspecto «exótico» e arábico... e, no fim, Aragorn apela aos «Homens do Ocidente»(sic) para que resistam ao inimigo vindo de um tenebroso leste:

Mortensen disse certa vez, passo a citar, «sou celta e escandinavo, portanto fui criado nos mitos que Tolkien usou para inspirar o "Senhor dos Anéis". É parte da minha herança.» Que ele e outros não percebam estar a sua herança em perigo mortal diante da imigração maciça, é de lamentar. Ou então alguém o encostou à parede e obrigou-o a pronunciar-se sobre o assunto, «então tu achas bem usarem a tua imagem para aquilo?...», e ele não quis chatices para a sua carreira, porque no meio mediático é capaz de se tornar perigoso deixar de condenar abertamente a chamada Extrema-Direita, há sempre essa possibilidade...