segunda-feira, março 11, 2019

CÂMARA DE ALMEIRIM ENTREGA DINHEIRO DO POVO AO LÓBI DA TOURADA

As obras de requalificação da antiga Praça de Touros de Almeirim estão praticamente concluídas e a 1 de Maio vai ser inaugurada a nova "Arena" de Almeirim, nome pelo qual o espaço passa a ser conhecido.
Situada numa zona fulcral da cidade, junto aos restaurantes mais procurados de Almeirim, a antiga praça sofreu obras de cerca de 800 mil euros, que além de recuperação da estrutura, agora preparada para acolher também outro tipo de espectáculos e eventos que não apenas os taurinos, permitiram a criação de 16 espaços comerciais.
Na apresentação da nova "Arena", realizada esta quinta-feira, 7 de Março, o mesário da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim (SCMA), proprietária do espaço, Pedro Sousa e Silva, revelou que os 16 espaços comerciais já estão todos arrendados.
A obra foi feita para cumprir três objectivos: a recuperação da infraestrutura, que servia apenas para a realização de duas corridas por ano, dando prejuízo; torná-la num espaço para acolher o mais diverso tipo de iniciativas - num processo que, numa segunda fase, passará pela instalação de uma cobertura - e aproveitar a sua localização para promover os produtos regionais.
A Arena tem uma capacidade para acolher cerca de 4.500 espectadores, sendo que a eventual futura cobertura está orçada, em preços actuais, na ordem dos 600 mil euros.
A Câmara de Almeirim comparticipou 25% do custo das obras desta primeira fase (cerca de 200 mil euros), recebendo em contrapartida uma das lojas para instalação do posto de turismo e um bloco de casas de banho que ficarão à disposição do público que se desloca àquela zona da cidade, estimado em cerca de um milhão de visitantes por ano.
TELLES, MOURA, ROUXINOL E FILHOS NA INAUGURAÇÃO
O primeiro espectáculo na nova Arena de Almeirim será uma corrida de touros marcada para o dia 1 de Maio, Mércores, feriado nacional, às 17h00, dia em que serão também inaugurados os espaços comerciais.
Quanto à tourada propriamente dita, terá como cabeças de cartaz 3 nomes de luxo: António Ribeiro Telles, João Moura e Luís Rouxinol, que formarão uma dupla com os respectivos filhos - António Telles filho, João Moura Jr. e Luis Rouxinol Jr..
As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Santarém e Aposento da Moita.
Vão ser lidados touros da ganadaria Vale Sorraia.
*
Fonte: https://www.rederegional.com/index.php/sociedades/25081-arena-de-almeirim-abre-a-1-de-maio?fbclid=IwAR3h_Nnozs8VdVkiOmhW-XDZYGeSHYwJ4iNlI59xAAUY0HAdpsxFN-4VxZg

* *

A página de Facebook VilaFranquenses Anti-tauromaquia comenta:
Fazer sobreviver a tauromaquia com o dinheiro dos contribuintes. A câmara de Almeirim (cidade com 11.700 habitantes) comparticipou 25% da obra, num edifício que é da Santa Casa. Para que se façam DUAS touradas por ano, que dão prejuízo.

* * *

Não surpreende nada que seja verdade... é um país de compadrios em que os grupos e os amigalhaços se protegem mutuamente enquanto os mais vulneráveis ficam sempre a perder, sem defesa.