segunda-feira, março 11, 2019

PSP VAI PUNIR POLÍCIAS QUE USEM «DISCURSO DE ÓDIO» NO FACEBOOK...

Os confrontos no Bairro da Jamaica tem sido um dos temas mais abordados nas redes sociais - muitas vezes com ódio racial, ameaças e xenofobia contra os bloquistas Mamadou Ba e Joana Mortágua. À SÁBADO, a Polícia de Segurança Pública (PSP) garantiu que vai abrir processos disciplinares, e comunicá-los ao Ministério Público, a todos os agentes que tenham "comportamentos violadores da lei, de natureza racista, ou de discurso de ódio e incitadores à violência" no Facebook. 
"A PSP promoverá as acções de natureza disciplinar e de comunicação ao Ministério Público, dos comportamentos que sejam comprovadamente praticados pelos seus elementos e que sejam violadores da Lei e dos normativos da PSP", frisa fonte oficial da PSP.
Tal como o Polígrafo noticiou, "largas dezenas de agentes da PSP" fizeram publicações com discurso de ódio e incitamento à violência.  Ao assessor do Bloco deixam comentários como: "porco", "tiro no centro da testa", "esse verme que vá para a terra dele". Para a deputada bloquista e vereadora da Câmara Municipal de Almada também há ameaças e adjectivos: "Esta gaja devia era de levar nos cornos"; "Metam-me fechada numa sala só com ela"; "Essa javarda quer é votos dessa gente miserável, carga neles!".
Muitos dos comentários citados pelo Polígrafo vêm das páginas "Carro de Patrulha 1" e "Carro de Patrulha 2" e o perfil "Charlie Papa". À SÁBADO, a PSP sublinhou que "já denunciou oficialmente estas páginas - através da pagina oficial da PSP – à administração do Facebook, classificando-as de 'incitadoras ao ódio/violência' e sugerindo que devem ser banidas da rede".
"A PSP pugna pelo respeito de todos os cidadãos e pela garantia dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos de igual modo, não pactuando com comportamentos violadores da lei, de natureza  racista, ou de  discurso de ódio e incitadores à violência, comportamentos que não são compatíveis com a função policial", concluem.
Esta animosidade nas redes sociais contra Mamadou Ba e Joana Mortágua acontece após reagirem aos confrontos no Bairro da Jamaica este domingo, onde a equipa de intervenção rápida da PSP entrou em confrontos com moradores, tendo um suspeito arremessado pedras contra os agentes. O assessor do Bloco criticou a actuação da polícia, classificando-a como "bosta da bófia", enquanto a deputada bloquista escreveu no Twitter que os responsáveis pela "violência policial" "podem ir começando a pensar em desculpas mas não há explicação para isto". 
Esta Mércores, o dirigente do movimento SOS Racismo, Mamadou Ba, lamentou o ódio derivado das suas duras críticas à intervenção policial no bairro da Jamaica, no Seixal, no passado domingo. Em entrevista ao Jornal de Notícias, afirma estar "a viver os piores dias da minha vida" e que teme pelo que lhe possa acontecer.
"Há muito anos que recebo insultos, quase todos eles passando pela animalização do negro, nada no entanto que se compare à violência que estou a viver há dois dias", afirmou o também assessor do Bloco do Esquerda na Assembleia da República.
*
Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/psp-vai-punir-policias-que-usem-discurso-de-odio-no-facebook?fbclid=IwAR3uAPonUQrXabNjGXv_29DzInp1E6LUZvhTGJEPWLpVDbOedrwU9vWqVPs

* * *

Resta saber se, a reboque da punição da incitação à violência, não se começa a castigar todo o que opine sobre questões raciais ou sequer divulgue factos a respeito dos crimes dos «jovens» das gangues, como se verifica em larga escala no facebook... as personagens de Monty Python podem dizer que «ninguém esperava a Inquisição espanhola!», mas só quem não esteja atento é que não espera a Inquisição Anti-Racista...