terça-feira, março 26, 2019

ATENAS PROTESTA CONTRA INTERVENÇÃO DE CAÇAS DA FORÇA AÉREA TURCA NO ESPAÇO AÉREO GREGO

No dia anterior, vários meios de comunicação informaram que os caças F-16 turcos supostamente entraram no espaço aéreo grego e forçaram o helicóptero do primeiro-ministro Alexis Tsipras a realizar "manobras arriscadas".
O Ministério das Relações Exteriores grego entregou uma nota de protesto ao embaixador turco, um dia depois do helicóptero do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter sido por confrontado os aviões turcos no ar. Após o incidente, Tsipras disse que "os militares gregos interceptaram as forças que violaram o espaço aéreo nacional" e acusou os pilotos de "assediar" seu helicóptero.
Os comentários do primeiro-ministro acontecem no Dia da Independência da Grécia, que comemora a guerra contra o Império Otomano em 1821.
A Turquia e a Grécia têm relações tensas devido a disputas territoriais nas ilhas do mar Egeu há várias décadas. A mais complicada delas resume-se ao Chipre, nação insular dividida ao meio após tentativas de separatistas de origem turca em se tornar independente após a tentativa do governo cipriota em se unir à Grécia em 1974.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019032613563242-grecia-espaco-aere-turquia/

* * *

É assim um Estado «bully», por coincidência o único que teve um consulado do califado ou Daesh - a sua contínua violação do espaço helénico, desta feita numa intervenção que pôs em risco a vida do primeiro-ministro grego, demonstrando assim a arrogância e o à vontade de quem dirige um Estado asiático que queria e quer entrar na União Europeia e continua, cada vez mais indevidamente, a fazer parte da OTAN.