quarta-feira, janeiro 30, 2019

SONDAGEM EM CYMRU INDICA QUE A MAIORIA DOS JOVENS ACREDITA NA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Uma sondagem realizada no País de Gales (Cymru, na língua galesa) no início deste mês indica que cinquenta e um por cento dos jovens entre os dezoito e os trinta e quatro anos acredita que, devido ao Brexit, a população do seu país tende a votar na independência ao longo dos próximos dez anos; a mesma opinião é partilhada por trinta e seis por cento de todos os inquiridos. Apenas vinte por cento dos que têm mais de sessenta e cinco anos pensam do mesmo modo.
Estes resultados verificam-se numa Nação onde o «Sim» ao Brexit foi vencedor no referendo de 2016; todavia, quando se deparam com a seguinte questão,
«Se houvesse um segundo referendo, depois de o parlamento britânico votar contra o acordo de Theresa May, em qual das duas opções votaria?»
constata-se que quarenta e quatro por cento dos inquiridos prefere ficar na UE, enquanto quarenta e dois por cento escolhe uma saída sem acordo. Cinquenta e quatro por cento dos mais jovens (adultos até aos trinta e quatro anos) prefere ficar na UE; entre os mais idosos, apenas vinte e sete por cento opta por sair da UE.
Consta que os movimentos independentistas da Catalunha e da Escócia têm sido dirigidos por classes ricas ou médias, ao passo que em Gales a maior parte dos que acredita na independência (quarenta por cento) é de classes baixas.
A sondagem parece confirmar que o apoio da população galesa a uma possível soberania nacional cresce a pouco e pouco.
*
Fonte: https://bellagwalia.org/2019/01/30/exclusive-poll-results-young-people-say-wales-will-be-independent-in-10-years/?fbclid=IwAR2JH0YK8s_E-p-SpXj2r_KiaWQUVGYEioxjFrt3PbjPNaZXMKCdmRpsIl0

* * *

Será irónico, mas significativo, que uma instituição que tanto tem sido odiada por demasiados nacionalistas, a UE, acabe por servir para produzir soberanias nacionais... é caso para dizer que «Deus escreve certo por linhas tortas», ou, mais coerente e logicamente, que o cerne da UE é afinal mais proveitoso para as Nações do que a esmagadora maioria dos patriotas alguma vez suspeitou, dado que a unidade básica e padrão que define a UE é precisamente a Nação: não a comunidade, a empresa, a região, mas sim a Nação. A UE é uma união de Nações e promete, na sua teoria e potencialidade, contribuir para uma progressiva igualdade e ao mesmo tempo solidariedade entre todas as Nações europeias, o que, internamente, as fortalece no sentido identitário e, externamente, as fortalece politicamente como bloco geo-político diante dos colossos mundiais dos outros continentes. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.cmjornal.pt/portugal/deta
lhe/alerta-cm--30-pessoas-cercadas-pela-gnr-apos-invasao-de-loja-em-shopping-do-carregado?ref=HP_Grupo1

P.S.: somos todos iguais, Caturo.

31 de janeiro de 2019 às 18:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

És mesmo esquerdista.

1 de fevereiro de 2019 às 19:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home