sexta-feira, novembro 09, 2018

NA CHINA - JORNALISTA TELEVISIVO SUBSTITUÍDO POR IMAGEM DIGITAL

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua apresentou os membros mais novos da sua redacção: âncoras de televisão de Inteligência Artificial (IA) que vão divulgar as últimas ocorrências do país "incansavelmente", o dia todo e diariamente. Os apresentadores artificiais copiam os movimentos faciais, voz e gestos de pessoas reais.
Na sua versão digital, o jornalista Qiu Hao usa uma gravata vermelha e um fato listrado e faz movimentos. Acena com a cabeça, pisca e mexe até as sobrancelhas. “Não só posso acompanhar os telespectadores 24 horas por dia, 365 dias por ano, mas também posso ser infinitamente copiado e apresentado em diferentes cenas para trazer as novidades”, disse o verdadeiro Qiu Hao.
A Xinhua também estreou um âncora (ainda sem nome) que transmite as notícias em língua inglesa. Usa óculos, fato cinza escuro e gravata escura com estampas brancas. “O desenvolvimento da indústria de média exige inovação contínua e profunda integração com as tecnologias avançadas internacionais. Espero trazer-vos novas experiências de notícias", diz o homem digital num vídeo sobre a iniciativa. Assista abaixo ou no YouTube: 
Desenvolvido pela Xinhua e pelo Sogou, mecanismo de busca chinês, os apresentadores foram produzidos por meio do aprendizado de máquina para simular a voz, movimentos faciais e gestos de pessoas reais. A intenção era apresentar uma “imagem realista em vez de um robô frio”.
A agência realizou a estreia do projecto durante a Conferência Mundial da Internet da China, evento sobre tecnologia. Segundo os criadores, as simulações podem ser usadas no seu site e nos médias sociais, o que vai reduzir "os custos de produção de notícias" e "melhorar a eficiência".
Segundo a Xinhua, o projecto de IA não se limita à apresentação de notícias. Os sistemas podem ser personalizados para diferentes clientes em outras indústrias. Wang Xiaochuan, chefe da Sogou, deu o exemplo de um popular aplicativo de leitura de livros, Uncle Kai. "No futuro, poderiam ser os seus pais a contar a história", comentou. Para os apresentadores de notícias Xinhua, que já são bem roteirizados e controlados, os âncoras de IA levam as coisas um passo adiante. Alguns chineses ficaram impressionados com a tecnologia, enquanto outros ficaram um pouco assustados, segundo o jornal The Guardian. 
Enquanto elogiam a nova conquista, Xinhua e Sogou reconhecem os seus limites. "Eu, que fui totalmente clonado de uma pessoa da vida real, dominei a transmissão, bem como o apresentador verdadeiro", disse um jornalista de IA. 
*
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/11/televisao-na-china-tera-jornal-com-ancoras-criados-digitalmente.html?fbclid=IwAR1D_317OyHtFjAYdluKDo0LoNLweiEUDZJxF8KrhmBY2W2eQ39f2ZLew-w

* * *

Mais uma achega para se perceber até que ponto é que as máquinas vão poder substituir as pessoas nos postos de trabalho... para se entender bem a falácia que é o argumento da necessidade de imigração em larga escala pela Europa adentro.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pra vc ver catai que é cheia de mão de obra barata precisando de emprego eles substituem e ta tudo bem corte de gastos mas a ue precisa de um monte de estuprador

10 de novembro de 2018 às 20:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home