sexta-feira, novembro 09, 2018

VAZAMENTO RADIOACTIVO EM INSTALAÇÃO NUCLEAR DO JAPÃO

A Agência de Energia Atómica do Japão (JAEA) comunicou na Mércores (8) que na instalação situada no povoado de Tokaj, na ilha de Honshu, foi registada contaminação radioactiva.
Segundo a agência Kyodo, a contaminação foi descoberta na instalação de transformação de plutónio. O nível de radiação foi de 833 becquerels. As instalações e usinas nucleares são obrigadas a comunicar tais incidentes ao comité para controlo da energia atómica no caso de estes ultrapassarem o nível de 370 mil becquerels.
Na Mércores à tarde os funcionários da JAEA registaram a existência de contaminação radioactiva perto de um contêiner hermético, que era manuseado com a ajuda de luvas especiais.
A razão do pequeno vazamento de radiação teria sido o envelhecimento do isolante de borracha que garantia a hermeticidade. Ninguém ficou ferido e não houve danos para o meio ambiente.
Em 2014, foi tomada a decisão de desactivar esta instalação nuclear, por estar obsoleta. O processo de desmantelamento levará cerca de 70 anos, custando aproximadamente um trilião de ienes (R$ 30 biliões). A instalação produzia combustível nuclear MOX, uma mistura de plutónio e urânio.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2018110812626500-japao-vazamento-radiacao-instalacao-nuclear/

* * *

A energia nuclear hoje já não é nada perigosa, não é não, só neste caso é que a coisa corre mal, surpreendentemente isto acontece no Japão, um dos países mais meticulosos do planeta...