segunda-feira, outubro 08, 2018

DESEMPREGO NOS EUA ATINGE MÍNIMO HISTÓRICO DESDE HÁ QUARENTA E OITO ANOS

O mercado de trabalho dos EUA continua a registar uma evolução saudável. A taxa de desemprego baixou para 3,7% em Setembro, um mínimo de 1969. É preciso recuar 48 anos para encontrar um nível de desemprego tão baixo na economia norte-americana. 
Foram criados 134 mil postos de trabalho em Setembro, abaixo dos 270 mil empregos criados no mês anterior, de acordo com os números avançados pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Tal poderá dever-se, em parte, ao impacto do furacão Florence. A estimativa da Bloomberg era de 185 mil. 
A economia norte-americana está perto do nível de emprego pleno, o que reforça as expectativas que já existem de que a Reserva Federal liderada por Jerome Powell deverá subir os juros pela quarta vez este ano - a terceira vez foi na semana passada. Esta Joves, Powell disse que a economia passava por uma fase "marcadamente positiva". 
Os cortes nos impostos das empresas implementados por Donald Trump estarão a contribuir para este enquadramento económico, mesmo com a guerra comercial a prejudicar alguns sectores. 
No entanto, os especialistas recomendam cautela por causa do furacão. "Haverá distorções", admite o economista da Jefferies, Thomas Simons, referindo que só no próximo mês é que os dados serão mais sólidos. O próprio Departamento do Trabalho admitiu que os dados foram afectados parcialmente pelo furacão Florence, ainda que não seja possível quantificar esse impacto.
*
Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/taxa-de-desemprego-nos-eua-baixa-para-37-um-minimo-de-1969

* * *

Deitem o gajo abaixo!, deitem-no depressa abaixo!!, que o Trump é um horror!!!, está a dar cabo dos interesses do grande capital que quer mais gente no desemprego para assim poder pagar salários mais baixos aos desgraçados que, com medo de continuarem sem trabalho, aceitam qualquer merda...