quarta-feira, setembro 19, 2018

CAPELA DO SENHOR DA PEDRA - LOCAL DE CULTO PAGÃO USURPADO PELA CRISTANDADE




Repleta de lendas e famosa por ser local de práticas ligadas ao ocultismo, a Capela do Senhor da Pedra, em Gaia, é uma preciosidade plantada à beira mar.
A capela do Senhor da Pedra situa-se na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta capela foi construída em 1686 sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um Altar-mor.
É considerada um local de culto e peregrinação. De acordo com um dos painéis pensa-se que a capela inicialmente recebia cultos pagãos dos povos pré-cristãos, de caráter naturalista cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo sido posteriormente convertida ao Cristianismo.
Diz a tradição que a capela do Senhor da Pedra ora pertence ao mar como à terra. Vista do mar é, sem dúvida, um ponto de referência para os pescadores.
Anualmente é visitada por centenas de pessoas que são atraídas pela sua “magia” sendo conhecida também por “casa dos milagres”.
Os antigos acreditam que a imagem de Cristo terá ido ali parar vinda do mar. “Que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”. Daí o seu nome “Senhor da Pedra”.
Dizem que esta é a única igreja virada de costas para o mar. Existem relatos estranhos sobre visitas à capela e é sabido por todos os habitantes que as suas traseiras são palco de bruxarias e feitiçarias.
Lenda da Capela do Senhor da Pedra
Reza a lenda que quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, era frequente aparecerem sobre os rochedos junto ao mar um certa luz.
Todas as noites essa mesma luz misteriosa reaparecia fazendo os habitantes acreditar que seria um sinal do Céu.
Por este motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir a capela no sítio onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar. Nesse rochedo, atrás da capela, existe incrustada uma marca semelhante a uma pegada de boi.
Os habitantes desta terra acreditam ser de um boi bento (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura) que por ali passara.


https://www.youtube.com/watch?v=bGow-pFgktY
*
Fonte: http://ncultura.pt/capela-do-senhor-da-pedra/

* * *

A seu tempo deverá ser reclamada pela comunidade pagã, tão depressa quanto um colectivo politeísta coeso souber dirigir operações nesse sentido, algo que entretanto já começa a esboçar-se noutros países europeus, nomeadamente Polónia e Inglaterra, como já aqui foi noticiado.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.publico.pt/2018/09/19/sociedade/opiniao/a-republica-nao-pode-desistir-dos-ciganos-1844358

20 de setembro de 2018 às 00:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Publica.

23 de setembro de 2018 às 20:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Acho piada que comecem a haver militantes do multiculturalismo a terem de reconhecer que ou protegem incondicionalmente a cultura da ciganagem ou protegem a integração...

24 de setembro de 2018 às 23:43:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home