sexta-feira, agosto 24, 2018

CHANCELER ALEMÃ APOIA GEÓRGIA CONTRA NACIONALISMOS DE MINORIAS ÉTNICAS

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou ontem a afirmar o seu apoio à integridade territorial da Geórgia, durante uma visita ao país, 10 anos depois do reconhecimento pela Rússia de duas regiões separatistas da Geórgia. “Na minha última visita à Geórgia, há dez anos, exigi a retirada das tropas russas”, disse a chanceler, referindo-se à visita que fez ao país em Agosto de 2008, dias depois do fim da guerra de cinco dias entre Moscovo e Tbilissi pelas regiões da Ossétia do Sul e Abkházia. “Hoje, naturalmente, continuo a favor da integridade territorial da Geórgia”, acrescentou, em conferência de imprensa.
Angela Merkel segue da Geórgia para a Arménia, onde vai estar na Vernes, e para o Azerbaijão, no sábado, onde vai apelar para “uma solução pacífica e consensualizada” para o conflito que opõe estas duas ex-repúblicas soviéticas do sul do Cáucaso que disputam o controlo da região separatista do Nagorno-Karabakh.
*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/angela-merkel-reitera-apoio-a-integridade-territorial-da-georgia

* * *

A Ossétia do Sul tem direito à sua independência, dado que não pertence à mesma etnia dos Georgianos; aplica-se o mesmo ao Povo da Abcásia. Duas ou mais Nações debaixo do mesmo Estado são condição quase inevitável de conflito. Aqui a razão está contra a actuação da OTAN, que se justifica com pretensões neo-imperiais anti-russas. Não significa isto que a Rússia não seja igualmente imperialista, bem entendido, mas esse é bem outro assunto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pois a leste despotismo a oeste ruina o norte ta falido com a nom o resto idem

28 de agosto de 2018 às 09:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home