terça-feira, abril 24, 2018

CRIANÇA SÍRIA ALEGADAMENTE USADA EM IMAGEM GRAVADA PARA ENGANAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL A RESPEITO DO ATAQUE GOVERNAMENTAL SÍRIO EM DOUMA

O menino Mustafa, de 10 anos, mora na cidade síria de Douma em Ghouta Oriental. Mustafa demorou muito para tomar coragem e começar a falar com os jornalistas da Sputnik, já que os radicais do grupo Jaysh al-Islam diziam que as pessoas que moram no território controlado pelo exército sírio odeiam crianças e querem matá-las.
O menino tinha medo de participar na gravação do vídeo, mas os jornalistas da Sputnik Árabe conseguiram tirar várias fotos dele. Com o tempo, Mustafa deixou de ter medo e contou que gostava de estudar, mas a sua escola estava destruída.
Depois perguntou: "Caso eu diga o que fizemos aqui, vocês não vão me matar?" O menino contou que os radicais do Jaysh al-Islam prometeram dar às crianças tâmaras doces, caso cumprissem suas ordens: "As crianças foram ajuntadas perto do hospital e disseram-nos que receberíamos biscoitos e sacos com batatas se fizéssemos tudo certo. Algumas pessoas trouxeram sacos grandes, mas não entendemos o que havia dentro deles. Começaram a regar-nos com água da torneira. Depois os adultos correram ao edifício do hospital levando as crianças. Ali tiraram-nos fotos. Depois distribuíram a comida prometida e disseram que podíamos brincar porque nos comportámos bem e obedecemos", contou.
Mustafa explicou: "Geralmente não permitiam que fôssemos a escolas e brincássemos. Devíamos trabalhar. Caso eles vissem alguma das crianças a brincar, gritavam com ela e mandavam-na para casa."
Anteriormente, os países ocidentais acusaram Damasco de ter realizado um ataque químico contra a cidade de Douma. As autoridades sírias vêm desmentindo essas informações, qualificando-as como falsas. Por sua vez, a Rússia afirmou que as falsificações tinham como objectivo justificar os ataques contra a Síria.
Na madrugada do dia 14 de Abril, as forças dos EUA, Reino Unido e da França lançaram ataques com mísseis contra várias instalações sírias que, na sua opinião, foram utilizadas para produzir armas químicas. As autoridades sírias frisaram repetidamente que todo o arsenal químico do país foi retirado sob controle da Organização para a Proibição de Armas Químicas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018042111044124-arma-quimica-siria-ataque-douma-ghouta-oriental-encenacao-foto/

* * *

Será aldrabice da Sputnik ou o facto de nada disto ser referido nos média ocidentais constitui mais uma escandalosa desonestidade me(r)diática ocidental? Fica por apurar, até ver...