terça-feira, fevereiro 27, 2018

PAIS FECHAM ESCOLA PARA PROTESTAR CONTRA A VIOLÊNCIA COMETIDA POR ALUNOS... E QUE ALUNOS...

Os pais dos alunos da Escola Básica do Padrão da Légua, em Matosinhos, protestaram esta manhã e chegaram a fechar os portões. Queixam-se da violência na escola, incluindo alunos que agridem colegas e pais que maltratam funcionários.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/alunos-agridem-colegas-pais-maltratam-funcion%C3%A1rios-em-escola-de-matosinhos/vi-BBJBXHO?ocid=spartandhp   -   Página com vídeo incorporado

* * *

Falta dizer no texto acima, e no texto de todos os outros artigos que encontrei, o que neste vídeo se ouve aos 02:00 - que a percentagem de cidadãos de etnia cigana é maior nesta escola que nas outras da área... e depois o indivíduo que o diz acrescenta «... mas isso não resulta daí que tenhamos de ter mais problemas (...)» Ah pois não, não resulta não, ele vê-se que não resulta, é que já toda a gente que ande atenta suspeitava de que havia ciganos metidos nisto só ao ouvir, só ao ouvir o título do artigo. Só por aí. Curiosamente, a «suspeita» confirma-se uma e outra vez, e mais outra, e mais outra e mais outra, e mais outra ainda, e mais outra. A mesma pessoa que reconhece que ali há mais ciganos que noutros lados diz também que o que é preciso é «promover um entendimento»... outra cidadã já tinha dito que era preciso que os alunos prevaricadores percebessem que com aquele comportamento nem os outros aprendiam nada nem eles próprios... A ingenuidade desta gente é confrangedora. Mas qual aprender qual catano, mas qual aprender o quê, mas aprender quando e para quê, este pessoal «jovem» só aprende quando está diante de uma força maior e actuante que possa «respeitar», ou seja, que lhe dê na corneta. Falar-lhe em «aprender» ou «entendimento» é não ter ideia nenhuma do que vai naquelas cabeças.