sexta-feira, dezembro 15, 2017

TRIBO OBRIGADA A CONVERTER-SE AO ISLÃO PARA SOBREVIVER

A tribo Orang Rimba habita nas florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia. Mas a sua sobrevivência tem vindo a ficar cada vez mais em risco, pois a destruição da floresta está a afastar os animais daquele local.
Conta a BBC que esta destruição se deve à extração do óleo de palmeira, o negócio que faz mexer a economia indonésia. Assim, aos elementos da tribo Orang Rimba resta apenas comer o pouco que a terra dá.
“Comemos tudo o que encontramos, senão somos obrigados a comer o fruto da palmeira. O problema é que o fruto da palmeira deixa-nos a cabeça à roda e faz mal às crianças”, explicou Sigungang, um dos elementos da tribo.
Sendo que se trata de um país maioritariamente muçulmano, pese embora outras religiões sejam permitidas, o direito à terra reivindicado pelos Orang Rimba não é reconhecido, pois a orientação da tribo não é tida como uma religião.
Face a esta situação, a tribo decidiu converter-se ao Islão para que as crianças pudessem ter os mesmos direitos e oportunidades que as crianças das outras religiões têm.
“Foi uma decisão muito difícil, mas sentimos que não tínhamos escolha se quiséssemos sobreviver”, explicou Muhammad Ysuf, garantindo que “assim, as crianças têm o mesmo tratamento do que as de fora”.
“Não tínhamos escolha. Fomos obrigados a abraçar o Islão”, lamentou o Orang Rimba agora convertido.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/915688/tribo-obrigada-a-converter-se-ao-islao-para-nao-morrer-a-fome
Ler mais: http://www.bbc.com/news/world-asia-41981430

* * *

É uma maneira de perceber que às vezes a conversão das populações ao Islão ou a outras «grandes religiões do livro» não tem necessariamente a ver com algum tipo de superioridade espiritual ou ideológica da doutrina abraâmica... 
Entretanto o que o artigo em Português não explica é o porquê de «a orientação da tribo», como lhe chama o jornalista, não ser reconhecida como religião na Indonésia, que é largamente dominada por muçulmanos. Ora esta «orientação da tribo» é pura e simplesmente uma religião como as outras, como as ancestrais, como por exemplo a religião que primeiro recebeu o nome de «religião», que foi a religião romana (pagã, evidentemente). Leia-se o que diz um militante muçulmano na região: «Antes do Islão, eles só acreditavam em espíritos, Deuses e Deusas, não no deus supremo Alá». O fulano que assim fala é da organização muçulmana Hidayatullah. Outro colectivo islâmico a actuar é a Frente dos Defensores Islâmicos, que está apostada em converter toda esta população autóctone e cujo líder está acusado de incitação à violência religiosa... O referido activista da Hidayatullah declara abertamente que o seu grupo dá prioridade às crianças porque «é mais fácil convertê-las - a sua mente não está cheia com outras coisas». Os muçulmanos circundantes chamam «sujos, desprezíveis» à gente desta tribo que até agora era pagã.
Outras tribos animistas da Indonésia declaram-se «hindus» para não terem de se converter ao Islão, mas talvez aqui, no caso, a presença dos «defensores islâmicos» tenha orientado a coisa doutra maneira, quem sabe...