quarta-feira, dezembro 27, 2017

NA ISLÂNDIA: CELEBRAÇÃO DO SOLSTÍCIO DE INVERNO NO LUGAR ONDE SE CONSTRÓI O PRIMEIRO TEMPLO PAGÃO DESDE HÁ MIL ANOS


Celebração a 22 de Dezembro do solstício de Inverno na colina de Öskjuhlíð

Em Öskjuhlíð, Reiquiavique, Islândia, local onde está a ser erigido o primeiro templo pagão da Islândia desde há mil anos, que, espera-se, estará pronto em 2018, a organização Asatruarfelagid realizou a 22 de Dezembro a celebração (blót) do Solstício de Inverno.
O dirigente da associação, supremo sacerdote Hilmar Örn Hilmarsson, afirma que há muitas fontes a falar da celebração do Solstício de Inverno na Islândia antes de esta terra ter sido convertida ao Cristianismo no ano 1000. Uma destas fontes é, acrescenta, o poema de Harald, Haraldskvæði, 
"Úti vill jól drekka (...)
ok Freys leik heyja.“ 
No Jól se beberá e realizarão os jogos por Freyr»).
«Jól» é a palavra islandesa pagã para dizer «Natal», relacionada com o inglês «Yule». Hilmarsson explica: «A palavra jól é tirada do nome Jólnir. Jólnir era um dos nomes do Deus mais elevado, Óðinn. Isto prova a origem pagã do festival.» O sacerdote acrescenta que a celebração do Sol nascente no Solstício de Inverno também se encontra nas tradições da antiga Roma, do Peru, da China e de outros lugares, o que evidencia que esta tradição que existe muito antes do primeiro estabelecimento de pessoas na Islândia e antes também do Cristianismo.
Numa descrição sumária da cerimónia solsticial realizada este ano, disse: «Estamos a celebrar o renascimento do Sol. A nossa cerimónia é pequena, bela, recita-se poesia, incluindo material do Skírnismál. Há muitas crianças com velas, muita gente e muita desta gente nem sequer faz parte da nossa associação mas sente que isto é uma parte da sua tradição de Natal.»
Quando lhe perguntam se houve sangue na cerimónia, responde «Não, não, isto é muito apropriado para as crianças. A única coisa que sacrificámos foram clementinas.»
*
Fonte: http://icelandmonitor.mbl.is/news/culture_and_living/2017/12/23/icelandic_pagans_celebrate_winter_solstice_at_new_t/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/922814/pais-mortos-a-tiro-depois-de-pedirem-a-filha-para-acabar-com-o-namorado

27 de dezembro de 2017 às 12:07:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home