terça-feira, novembro 07, 2017

BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS DENUNCIA FALTA DE MEIOS QUE AGRAVA A EPIDEMIA DE LEGIONELA NO HOSPITAL DE S. FRANCISCO XAVIER

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse esta segunda-feira que o surgimento de novos casos de Legionella no hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, são fruto da "falta de manutenção". "Não é aceitável a falta de manutenção mas infelizmente isso começa a acontecer muito nas unidades de saúde", afirmou, em declarações à Antena 1.
Para Guimarães, a falta de investimento nas diversas áreas de saúde levam a que casos como o da Legionella se propaguem com maior facilidade. "Este desinvestimento global no Serviço Nacional de Saúde acaba por atingir um pouco todas as áreas. A área dos atendimentos, das consultas, das cirurgias, leva a outras situações e provavelmente esta pode ter sido uma delas", acrescentou.
"Tudo indica que isto tem a ver com o próprio hospital e quando assim é temos de falar de falta de manutenção, porque a Legionella evita-se e consegue-se prevenir de forma eficaz desde que todas as saídas e todos os circuitos sejam atenpadamente limpos", concluiu o bastonário. 
Este domingo, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu que "alguma coisa correu mal", mas admitiu ter confiança de que "as melhores práticas foram seguidas" no hospital São Francisco Xavier. 
"Tendo sido seguidas as melhores práticas, alguma coisa correu mal. A mim, o que me incumbe enquanto responsável político é perceber que - pela evidência dos relatos, pela primeira aproximação aos factos, o que foi dito e visto é que todos os procedimentos foram seguidos de acordo com as melhores práticas - ainda assim alguma coisa correu mal", disse.
Lembre-se que até ao momento foram diagnosticados 26 pessoas infectadas com doença dos legionários, desde 31 de Outubro. 
*
Fonte: http://www.sabado.pt/ciencia---saude/detalhe/legionella-bastonario-da-ordem-dos-medicos-nao-e-aceitavel-a-falta-de-manutencao