JOGADORA DE XADREZ IRANIANA PROIBIDA DE JOGAR PELO IRÃO POR SE RECUSAR A USAR O HIJAB
A jogadora de xadrez Dorsa Derakhshani foi barrada da selecção do Irão por recusar-se a vestir o hijab - véu islâmico usado para cobrir a cabeça - numa competição em Gibraltar no começo deste ano.
A jovem natural de Teerão foi, então, morar nos Estados Unidos e irá participar de competições como representante da equipa norte-americana. Estuda na Universidade de Saint Louis e tem o título de Mestre Internacional da Federação Internacional de Xadrez.
"Sinto-me bem e… em paz por jogar por uma federação em que sou bem-vinda e apoiada", disse Dorsa em entrevista ao site da federação de xadrez dos EUA.
Desde a Revolução Iraniana de 1979, todas as mulheres do país são obrigadas a usar o hijab em público.
O irmão de Dorsa, Borna Derakhshani, também foi punido pela federação iraniana por enfrentar um competidor israelita na mesma competição em Gibraltar. O Irão não reconhece Israel como Estado e proíbe os iranianos de competir contra israelitas durante torneios de xadrez.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201710079536734-jovem-iraniana-banida-time-xadrez/
* * *
Curiosamente, o caso pouco ou nada é referido nos grandessíssimos mé(r)dia e o activismo feminista ocidental não está a transformá-la em heroína contra o patriarcado opressivo... porque será?...
1 Comments:
'Troca de pele' de propaganda da Dove levanta acusações de racismo (FOTOS, VÍDEO)
https://br.sputniknews.com/sociedade/201710099543544-dove-racismo-pele-fotos-video/
Enviar um comentário
<< Home