domingo, outubro 01, 2017

ÁUSTRIA PROÍBE USO DE BURCA

A Áustria proíbe, a partir deste domingo, o uso da burka, numa lei que prevê multas de 150 euros para quem não cumprir a ordem.
A nova lei, que muitos consideram populista e desnecessária, define que "quem nos espaços ou edifícios públicos se cubra ou oculte o rosto com roupa ou outros objectos, de maneira a que não seja reconhecível, está a cometer uma infração".
A lei evita usar as palavras niqab e burka - vestimentas tradicionalmente de origem muçulmana -, mas o objectivo é claro, já que o debate sobre o tema foi associado à questão da imigração. No entanto, na Áustria, poucas mulheres usam niqab ou burka, pelo que as principais afectadas pela lei serão turistas.
Segundo a BBC, em Janeiro de 2017, estimava-se que apenas 150 mulheres usavam um traje muçulmano que cobrisse por completo a cara. Fora da proibição, nas mesmas condições de utilização, fica o uso de capacetes, máscaras de uso artístico, cultural ou desportivo, protecção de trabalho ou protecção contra o frio.
*
Fonte: https://www.jn.pt/mundo/interior/austria-proibe-a-burka-a-partir-desta-domingo-8810599.html

* * *

É assim que um poder político a recear o crescimento eleitoral do Nacionalismo tenta tranquilizar o povo, como quem diz «não votem nos racistas!, olhem que a gente também não quer que os muçulmanos venham mandar nisto, vejam como nós temos mão dura com eles...» Só vai nessa quem quer. De qualquer modo, a instituição desta medida, da proibição do véu islâmico, não deixa de constituir uma pequenita vitória nacionalista que acontece devido à força que o Nacionalismo já tem no seio da democracia austríaca.