sábado, setembro 30, 2017

ISLAMISTAS GANHAM EM ELEIÇÕES REGIONAIS JORDANAS

Nas eleições locais que aconteceram no mês passado na Jordânia houve duas surpresas. A primeira foi o baixo número de eleitores – apenas 31% dos 4,1 milhões de eleitores foram às urnas. A outra foi o alto número de votos para os islâmicos. As eleições cobriram os mais de cem municípios e foram as primeiras eleições regionais da história do país.
Além do presidente da câmara, os eleitores tinham de escolher também os membros dos doze conselhos provinciais recém-formados. O objectivo desses conselhos é descentralizar as decisões do governo e dar maior poder aos representantes locais para planear e aprovar projectos e serviços. O braço político da Irmandade Muçulmana, a Frente de Acção Muçulmana (IAF, sigla em Inglês), anunciou que ganhou 76 posições em todo o país, incluindo o governo de três municípios.
Henriette Kats, analista de perseguição da Portas Abertas, diz que há uma mudança impressionante em curso. “A sociedade jordana está ficando cada vez mais polarizada entre grupos liberais e radicais islâmicos”, observa. A IAF é conhecida por se opor a medidas que beneficiem as minorias religiosas, como os cristãos. Assim, “é provável que as vitórias das eleições de Agosto aumentem a pressão sobre a comunidade cristã”, afirma.
*
Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2017/09/vitoria-inesperada-de-islamistas-nas-eleicoes

* * *

Olha que surpresa, o povo de um país muçulmano alegadamente moderado a dar a vitória aos islamistas... só se surpreende com isto quem não souber que nos países muçulmanos o laicismo é um luxo superficial de uma elite ocidentalizada.