quarta-feira, agosto 30, 2017

DEPUTADA DO PSD VISITA ENCLAVE ÉTNICO ARMÉNIO NO AZERBAIJÃO

A deputada do PSD Madeira Rubina Berardo foi considerada 'persona non grata' no Azerbaijão, após ter visitado a Arménia e o Nagorno-Karabakh, um território cuja população reclama independência do Azerbaijão.
Ao Notícias ao Minuto, a deputada social-democrata sublinha que se tratou de uma "viagem pessoal" e que "não foi em nome de ninguém" senão de si própria. Refere ainda que ao fazer a viagem àquele território estava consciente de que a consequência seria passar a integrar a lista negra daquele país.
"O Azerbaijão, como estado soberano tem liberdade para fazer o que fez, mas eu também tenho liberdade de visitar aquele território", afirmou a deputada que se diz "tranquila" com a situação. Mais adianta que não será caso único. "Há outros deputados, a nível mundial, que estão nesta lista", frisa.
Rubina queria apenas ver a realidade de Nagorno-Karabakh "in loco". Foi, por isso, "interessante conhecer a realidade" de um território onde habitam 180 mil pessoas de um povo que "etnicamente é arménio e cristão", onde os conflitos ainda não estão resolvidos.
A social-democrata soube que tinha sido considerada 'persona non grata' esta Lues através de uma notícia publicada num meio de comunicação do Azerbaijão, não tendo sido ainda oficialmente informada ou notificada da decisão do país.
*
Agradecimentos ao camarada PF por me ter dado a conhecer esta notícia: https://www.noticiasaominuto.com/politica/855013/deputada-do-psd-considerada-persona-non-grata-no-azerbaijao?&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral

* * *

Um gesto nobre que ajuda a divulgar uma das muitas injustiças que resultam de actos expansionistas e de divisões territoriais meramente políticas sem respeito pela integridade étnica das nações.