terça-feira, julho 11, 2017

PRIMEIRO-MINISTRO INDIANO ENCONTRA-SE COM HOMÓLOGO JUDAICO MAS NÃO COM PALESTINIANOS

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, encontrou-se na semana passada com o seu homólogo israelita Benjamin Netanyahu em Jerusalém, Israel, onde assinou acordos concernentes à agricultura e à exploração espacial. Ambos os líderes fizeram referência ao sofrimento dos seus países diante do terrorismo e falaram da necessidade de lidar com forças que buscavam fragilizar tanto a Índia como Israel, comentando ainda as «ameaças estratégicas à paz e estabilidade regionais». Modi salientou que lutariam juntos contra a crescente radicalização e terrorismo, incluindo no ciberespaço.
Modi, líder nacionalista, é o primeiro primeiro-ministro indiano a visitar Israel. Estes dois países estabeleceram relações diplomáticas há apenas vinte e cinco anos; esta visita de Modi ao Estado Judaico parece inaugurar uma nova era no relacionamento israelo-indiano. Até então, o apoio da Índia a Israel tem sido limitado devido ao peso da população muçulmana no Estado indiano e à dependência indiana do petróleo de países muçulmanos.
O facto de Modi não ter visitado Ramallah ou tido encontros com os líderes palestinianos - ao contrário do que usualmente fazem os dignitários que visitam a região - causou alguma polémica.
Modi foi visto a encontrar-se com uma criança israelita, Moshe Holtzberg, cujos pais foram dois dos seis judeus assassinados por homens armados que invadiram um centro judaico em Bombaim durante o ataque terrorista muçulmano de 2008. O rapaz foi salvo pela sua ama indiana, Sandra Samuel, que viria a ser tratada como heroína em Israel, onde se estabeleceu depois do ataque.
Quanto a Netanyahu, descreveu a visita como «histórica», declarando que iria «aprofundar a cooperação numa vasta gama de áreas - segurança, agricultura, água, energia - basicamente em todos os campos em que Israel está envolvido.» O israelita acompanhou o nacionalista hindu durante a maior parte da sua visita, um tratamento que usualmente está reservado apenas aos convidados de topo, tais como o presidente norte-americano.
*
Fonte: http://www.bbc.com/news/world-asia-india-40504550

* * *

Mais um bom sinal da parte da Índia nacionalista, aliada natural do Ocidente diante do Islão - e da China - e, por isso mesmo, também de Israel.