segunda-feira, julho 10, 2017

ÁUSTRIA E HOLANDA NÃO ACEITAM MINISTROS TURCOS A ENTRAREM PARA CELEBRAR O FRACASSO DO GOLPE DE ESTADO NA TURQUIA EM 2016

O ministro austríaco das Relações Exteriores, Sebastian Kurz, não autorizou o ministro da Economia turco, Nihat Zeybekci, a entrar no país por ocasião do aniversário do golpe de Estado fracassado na Turquia de 2016, disse o representante do ministério na Lues.
O ministro austríaco não acha conveniente que o ministro da Economia turco, Nihat Zeybekci, participe das comemorações do aniversário do golpe de Estado fracassado na Turquia de 2016 devido a preocupações de segurança.
Segundo o representante oficial, esta visita é uma ameaça para a ordem pública e a segurança na Áustria. Acrescentou que Nihat Zeybekci será bem-vindo para uma visita bilateral, mas não para uma aparição pública relacionada com a tentativa de golpe do Estado na Turquia.
Na Vernes o Ministério das Relações Exteriores da Holanda publicou uma declaração segundo a qual o vice-primeiro ministro turco Tugrul Turkes não é bem-vindo aos Países Baixos para participar de um evento entre os seus compatriotas sobre o aniversário da tentativa de golpe de Estado na Turquia em 2016.
Em 15 Julho de 2016 um grupo de insurgentes turcos realizou uma tentativa de golpe de Estado militar no país. O governo declarou que mais de 240 pessoas morreram, cerca de duas mil ficaram feridas. Mais de 40 mil cidadãos turcos foram presos, cerca de 145 mil pessoas foram demitidas ou suspensas de seus cargos por suspeitas de envolvimento com o golpe.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201707108832202-austria-turquia-golpe-estado-aniversario-escandalo-diplomacia/

* * *

Mais uma boa tomada de força política diante da Turquia por parte da União Europeia - bom sinal, até ver, curiosamente a acontecer nos países onde a Extrema-Direita mais ameaça o «status quo»... Esta é uma das vantagens da Democracia: obriga a elite a proceder de maneira a agradar ou pelo menos parecer agradar ao povo, e nestas coisas de política diplomática, (muito d)o que parece, é.