segunda-feira, maio 08, 2017

LÍNGUA ÁRABE DEIXA DE SER OFICIAL EM ISRAEL

O governo de Israel deu sinal verde neste domingo a uma emenda na lei do Estado-Nação para eliminar o Árabe como língua oficial e conceder a ele um "status especial" dentro do país, proposta que agora será submetida a votação no Parlamento. 
O Comité de Legislação Ministerial defendeu durante a sua reunião manter o Hebraico como idioma oficial e que Israel é "o Estado-Nação do Povo Judeu", para o que é "exclusivo" o direito à auto-determinação neste território, informou o jornal "Haaretz.
A proposta, que tem sido considerada há anos, tem que ser revista pelos deputados no Parlamento (Knesset). Este é o resultado de um debate criado precisamente para dar carácter de lei à ideia de que Israel é o Estado-Nação do Povo Judeu, uma noção que conta com o apoio do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e que foi amplamente debatida no passado.
O promotor deste projecto, Avi Ditcher, deputado do partido encabeçado por Netayahu, saudou este "grande passo para estabelecer identidade".
Os árabes-israelitas no país, a maioria palestina com nacionalidade israelita, compõem uma minoria próxima a 20% da população que em diversas ocasiões denunciou ser discriminada por instituições oficiais.
O novo projecto de lei diz que aqueles que falam Árabe "têm direito a serviços estatais com idioma acessível" e estabelece que "cada morador de Israel, sem distinção de religião ou origem, tem direito a trabalhar para preservar a sua cultura, herança, linguagem e identidade".
*
Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/05/07/israel-aprova-proposta-para-eliminar-arabe-como-lingua-oficial.htm

* * *

Como aqui https://www.rt.com/news/387440-isreal-jewish-nation-state/ se pode ler, esta polémica intenção deitou abaixo o governo israelita de 2014, quando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que a queria fazer passar como lei, teve contra si os seus parceiros de coligação. Agora há por lá quem alvitre que a nova lei ameaça a «Democracia» no país, como se Democracia fosse igual a multi-etnicidade... na verdade, o Estado Judaico está agora mais democrático do que antes, uma vez que todo e qualquer Estado só é democrático na medida em que constitua o puro reflexo da vontade de uma determinada Nação; se este reflexo é perturbado pela presença de interesses alógenos à Nação, então é a própria Democracia que está aí a ser falseada. Israel está pois no bom caminho, tal como toda e qualquer outra Nação que proceda do mesmo modo.