quarta-feira, maio 03, 2017

DEPARTAMENTO DE DEFESA NORTE-AMERICANO RECONHECE RELIGIÕES PAGÃS NAS FORÇAS ARMADAS

O Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e símbolo das Forças Armadas norte-americanas, reconheceu diferentes expressões do Paganismo Contemporâneo como “religiões aceites” para homens e mulheres que integram o exército. Entre os segmentos agora reconhecidos pelo Departamento de Defesa estão Ásatrú, Heathen, Druidismo, Wicca Diânica, Wicca Gardneriana e Seax Wicca. Esse é um factor de grande importância, que coloca os militares pagãos estadunidenses em situação de igualdade de direitos em relação aos seus colegas adeptos de religiões dominantes.
Nos Estados Unidos, é bom salientar, as religiões pagãs estão entre as que mais crescem em número de adeptos nos últimos anos, principalmente a partir da década de 1970. Em 2006, a jornalista Margot Adler estimou que havia cerca de 700 mil pagãos no país (dados presentes na quarta edição do livro “Drawing Down the Moon“) – mais de 10 anos depois, o número provavelmente aumentou, já que essas religiões mostram-se cada vez mais expressivas no espaço público, o que é possível observar em acções como esta decisão do Departamento de Defesa. Especialmente no exército norte-americano, sabemos que é possível encontrar diversos pagãos, como pode ser visto no vídeo abaixo: (ver vídeo no link abaixo)
https://bosqueancestral.wordpress.com/2017/04/22/departamento-de-defesa-dos-eua-adiciona-fes-pagas-a-lista-de-religioes-aceitas-para-os-seus-militares/