terça-feira, maio 02, 2017

FÍSICOS AUSTRALIANOS DIZEM PODER CONSTRUIR ARMA LASER CAPAZ DE DESTRUIR «LIXO ESPACIAL»


Um grupo dos físicos australianos propõe, de modo completamente sério, recriar o super-laser que foi usado na saga de George Lucas Guerra nas Estrelas para destruir planetas inteiros. Esta super arma futurística é constituída por vários raios de laser que se unem num único feixe de luz destruidor.
Na verdade, a ideia de criar esse tipo de arma não é nova. Durante décadas, engenheiros de todo o mundo tentaram desenvolvê-la, mas sempre enfrentaram alguns obstáculos naturais: a dispersão dos raios na atmosfera — fenómeno conhecido como Efeito Raman, que resulta em perda substancial do seu potencial, ou, por exemplo, o sobreaquecimento do prisma que deveria "recolher" raios diferentes num único super-laser poderoso.
Agora, pesquisadores da Universidade Macquarie, em Sidney, na Austrália, conseguiram imitar em laboratório um processo para fazer convergir os raios de luz — e, à maneira do Império, aumentar (muito!) a energia do feixe luminoso, informa a Live Science.
Para atingir isso, usaram um cristal de diamante ultra-puro no ponto de convergência dos diferentes raios, acumulando assim a sua potência num único raio poderoso, capaz de transmitir quantidade suficiente de energia num ambiente vazio, tal como o Espaço.
No entanto (graças a Deus), agora essa arma ainda não é capaz de destruir planetas inteiros como o seu análogo na Guerra nas Estrelas, mas os pesquisadores acreditam que pode ser aplicada no espaço. Pode ser usada para impulsionar veículos espaciais e retirar lixo espacial da trajectória dos satélites, limpando a órbita.
Mas é preferível não pensar o que acontecerá se lasers de grande potência forem capazes de destruir esses satélites…
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201704298277524-arma-laser-destruicao-planetas-guerra-estrelas-diamante-foto/