segunda-feira, fevereiro 20, 2017

CURDOS PEDEM INTERVENÇÃO RUSSA PARA CONSEGUIREM FEDERALIZAÇÃO DA SÍRIA


Militantes curdos de Síria, Iraque e Turquia apelaram à liderança russa numa declaração conjunta, nesta sexta-feira, para que Moscovo defenda o status de federação de regiões do norte da Síria no nível internacional.
Na última quarta-feira, a capital da Rússia recebeu uma conferência com representantes curdos denominada "A luta por influência no Médio Oriente: o estado actual e os possíveis resultados". A declaração divulgada hoje foi redigida com base nas discussões realizadas nesse evento. 
"Pedimos para considerarem o aprofundamento e fortalecimento das relações russo-curdas e a possibilidade de o Ministério das Relações Exteriores defender a legitimação do status de federação da Síria do Norte-Rojava na arena internacional, como uma entidade política e territorial na nova Constituição síria", diz a declaração, lida por Farkhat Patiev, membro do Congresso Nacional do Curdistão. 
De acordo com o parlamentar, não há como resolver a actual crise do Médio Oriente sem encontrar uma solução também para a questão curda. 
Os curdos sírios afirmam que, como parte da população síria, não procuram a independência, mas esperam, sim, mais autonomia. Em Março de 2016, a região de Rojava declarou-se autónoma. No entanto, Damasco recusou-se a reconhecer tal decisão, afirmando que a mesma não tinha efeito legal. 
 *
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201702177707833-curdos-federalizacao-siria/

* * *

A pouco e pouco é um caminho para a independência curda, um potencial aliado do mundo ocidental na região, tanto pela sua identidade étnica, afim da da maioria dos Europeus - indo-europeia - como, em termos mais imediatos, pelo pendor democrático e pró-ocidental que se adivinha na sua conformação política actual.