quarta-feira, janeiro 04, 2017

LÍDER NACIONALISTA DE FRANÇA APROVA ANEXAÇÃO DA CRIMEIA PELA RÚSSIA

Marine Le Pen, candidata presidencial francesa, líder do partido Frente Nacional, declarou que não considera ilegítima a reunificação da península com a Rússia.
"Não acho que a anexação tenha sido ilícita: foi realizado um referendo, os moradores da Crimeia expressaram o seu desejo de aderir à Rússia. Não vejo razões para pôr em dúvida este referendo", disse Le Pen em uma entrevista ao canal BFMTV.
Também destacou que a necessidade de "estabelecer relações estratégicas" entre a Rússia e França no âmbito da luta contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia).
Kiev, os EUA e a UE acusaram várias vezes Moscovo de intervir na situação na Ucrânia. A Rússia nega estas acusações, considerando-as inaceitáveis. As autoridades russas sempre sublinharam que Moscovo não tem nada a ver com o conflito interino ucraniano, ao contrário, a Rússia está interessada em que a Ucrânia supere esta crise.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201701037342452-marine-le-pen-crimeia-legitima/

* * *

Havendo ou não intervenção de Moscovo, não restam muitas dúvidas de que a Crimeia é etnicamente russa; a sua anterior pertença à Ucrânia terá eventualmente sido ditada por motivos meramente políticos em vez de estritamente nacionais (Krutchev estaria com os copos quando ofereceu o território a Kiev). O retorno da Crimeia à Rússia afigura-se pois como uma conclusão de processo naturalmente nacionalista.