quarta-feira, janeiro 25, 2017

LÍDER DEMOCRÁTICO MONTENEGRINO DENUNCIA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTO IDEOLÓGICO DE MARCHA CONTRA TRUMP E QUER UMA OTAN NÃO RUSSA

A chegada de Trump desferiu um golpe duro contra o fascismo bancário global, afirmou à Sputnik Nebojsa Medojevic, um dos líderes da oposicionista Frente Democrática montenegrina e o único representante deste país na cerimónia de posse do 45º presidente norte-americano.
"A intensidade da campanha conduzida contra Trump pela grande média, acima de tudo pela CNN, mostra que aqueles grupos de lobby que apoiaram Hillary Clinton, ou seja, o lobby dos serviços secretos, do sector bancário e da indústria militar, e que ganhavam muito dinheiro graças à política de expansionismo e militarismo, parecem não estar dispostos a ceder. Os protestos anti-Trump deram-se sem qualquer causa ideológica profunda e sem motivos evidentes. Demonstram que o establishment tem intuito de mostrar uma resistência séria ao novo presidente", frisou Modojevic à Sputnik Sérvia.
Segundo o oposicionista montenegrino, a Frente Democrática aguarda mudanças na política externa norte-americana, espera que os Estados Unidos parem de "intervir nos assuntos internos dos outros países e derrubar os governos desobedientes".
Além disso, a oposição montenegrina espera que Moscovo e Washington consigam estabelecer um diálogo em nome da paz no mundo, o que exige uma transformação da OTAN: em vez de ser um bloco anti-russo como é agora, a Aliança deve-se tornar numa organização que lide com os desafios internacionais visando a segurança global.
"Trump já falou sobre a possível cooperação entre a Rússia e os EUA nas questões relacionadas com a crise no Médio Oriente e nós esperamos que isto seja concretizado. Tanto mais que as figuras-chave no Senado, responsáveis pela política externa, estão a apoiar Trump e estou convencido de que o número de simpatizantes deste novo rumo norte-americano será cada vez maior no Senado", observou.
Medojevic acredita que o Montenegro, bem como toda a região dos Bálcãs, "não será muito importante nesta nova partida global de xadrez que provavelmente será jogada".
"Trump vai tratar exclusivamente dos problemas internos dos EUA, de novos postos de trabalho e da protecção da economia norte-americana. É com base nestes princípios que será construída a nova política de Washington", precisou.
De acordo com Medojevic, a oposição montenegrina tentará estabelecer os laços mais estreitos que for possível com a nova administração dos EUA e conta com a sua ajuda para o desenvolvimento da democracia no país, que se encontra sob a governança do regime de Milo Dukanovic já faz 27 anos.
O entrevistado da Sputnik também realçou que, falando de uma chamada "tentativa de golpe de Estado", Dukanovic fez o país mergulhar numa profunda crise política que paralisou todo o sistema político, cujos representantes actuam abertamente contra a Frente Democrática.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201701257514276-otan-russia-trump-medojevic-montenegro-bloco-militar/

* * *

É com este tipo de pensamento que melhor se poderá salvaguardar os mais legítimos interesses da Europa. Deve notar-se que o partido de Medojevic nem sequer é nacionalista ou da chamada Extrema-Direita, simplesmente não está alinhado com a elite ainda reinante no actual Ocidente.