quarta-feira, janeiro 25, 2017

PRESIDENTE DA CATALUNHA QUER DECLARAR INTERDEPENDÊNCIA COM ESPANHA

Uma semana depois dos separatistas catalães terem lançado uma nova campanha pela independência da região espanhola, o presidente da Catalunha visitou Bruxelas, para alguns contactos com eurodeputados. Carles Puigdemont quer fazer um referendo em Setembro, que é considerado ilegal pelo governo central de Espanha.
Mas o líder daquela que é uma das regiões mais ricas de Espanha, disse, em entrevista à Euronews, que existe margem para negociar uma solução, desde que haja maior abertura por parte das autoridades de Madrid.
Carles Puigdemont/presidente da Catalunha (CP/presidente da Catalunha): Não é um dos meus objectivos, nesta visita a Bruxelas, ser recebido pelos representantes da União Europeia. O tempo virá em que pedirei uma reunião e espero, tal como aconteceu com outros líderes das regiões europeias, ser recebido pelas mais altas autoridades e falar livre e abertamente sobre a Catalunha.
Sergio Cantone/euronews (SC/euronews): Não acha que a palavra referendo, uma palavra divisionista, actualmente, na Europa, pode assustar outros países e, claro, as instituições europeias?
CP/presidente da Catalunha: É preciso notar que a primeira vez que a palavra referendo ficou associada a algo que não é positivo para os governos foi quando a cidadania se expressou de forma contrária aos interesses dos Estados.
SC/euronews: Concordaria em encontrar uma nova forma, dentro de um quadro constitucional espanhol reformado, que permitisse a coabitação da Catalunha com o resto de Espanha?
CP/presidente da Catalunha: Quando mudámos o estatuto de autonomia da Catalunha, fizémo-lo no âmbito do quadro constitucional, com o compromisso de permanecer parte de Espanha e de ter um relacionamento melhor do que aquele que temos hoje. Mas sempre que fazemos propostas, a resposta da Espanha é sempre a mesma: não. A Espanha disse sempre que não, mas se agora dissesse que quer conversar, nós responderíamos que estamos dispostos a ouvir. Não quero fazer uma declaração de independência, quero fazer uma declaração de interdependência, porque temos de aceitar que, no século XXI, as relações entre os Estados devem basear-se na cooperação.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2017/01/24/presidente-da-catalunha-quer-declarar-interdependencia-com-espanha   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Podia ser melhor mas sempre constitui um avanço em direcção à independência, para que a Europa venha a ser, cada vez mais, uma Europa das Nações.