segunda-feira, dezembro 12, 2016

PORTUGAL TEM UMA DAS MAIORES DISPARIDADES SALARIAIS DA EUROPA

Portugal tem o maior rácio de disparidade entre o salário médio (estimado em 5,1 euros por hora) e os mais altos (14,4 euros por hora) , o que significa que 10% dos salários mais altos são 2,8 vezes superiores ao salário médio.
Por outro lado, analisando a discrepância entre os 10% que auferem os salários mais elevados com o valor recebido pelos 10% que ganham menos (3,3 euros hora), o rácio eleva-se a 4.3. Ou seja, quatro vezes mais do estimado como média salarial.
Os salários mais altos em Portugal eram, em 2014, pagos nos sectores das actividades financeiras e de seguros, seguindo-se o da produção e distribuição de electricidade e gás e o da informação e comunicação.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, a seguir a Portugal, seguem-se a Bulgária, Chipre, Polónia e Roménia (2,5 cada), a Letónia (2,3), a Irlanda, a Lituânia, o Luxemburgo, Hungria e o Reino Unido (2,2 cada).
No outro extremo, estão a Dinamarca e a Suécia (com um rácio de 1,6 cada), a Finlândia (1,7), a Bélgica, a França, Malta e Holanda (1,8 cada).
Entre os salários baixos e a média, Portugal tinha, em 2014, – a par da Dinamarca, de França e da Itália – o terceiro menor rácio (1,5), depois da Suécia (1,3), da Bélgica e da Finlândia (1,4 cada).
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-dos-paises-europeus-maior-disparidade-salarial-98767   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Quer isto dizer que em Portugal a diferença entre os salários médio e baixo é reduzida, o que indica que a classe média é atirada para a parte baixa, enquanto os salários mais altos continuam desproporcionalmente altos - ou seja, aumenta o fosso entre a elite sócio-económica e o resto da população. 
Quem manda - e não me refiro apenas aos governantes - pode continuar a esticar a corda, uma vez que continua a aplicar-se a este povo o que o rei D. Carlos dele disse há mais de cem anos: «um povo de bananas governado por sacanas.»

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma pedrada no charco?

http://observador.pt/opiniao/onde-esta-o-lapis-azul/

12 de dezembro de 2016 às 17:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home