domingo, dezembro 11, 2016

LÍDER DO PARTIDO DA LIBERDADE CONDENADO NA HOLANDA

O político holandês de extrema-direita Geert Wilders foi esta sexta-feira condenado em tribunal por discriminação e discurso de ódio, mas o tribunal não lhe aplicou qualquer pena de prisão ou multa. Em causa está um discurso que fez em 2014, durante um evento de campanha para as eleições municipais, onde incitou a cânticos contra a entrada de marroquinos na Holanda. Na altura, a polícia recebeu mais de 6.400 queixas.
Segundo a BBC, o tribunal considerou “inaceitáveis” as declarações do líder do Partido para a Liberdade, que está na frente das sondagens para as legislativas de Março, mas não atribuiu qualquer pena. O próprio reagiu no Twitter classificando a decisão de “loucura”. Wilders vai recorrer da decisão.
Os juízes descreveram o caso como “extraordinário”, por se tratar de um líder de um partido político em funções que tem o “dever de não polarizar a sociedade”. Mas ao fim de três semanas de julgamento, o tribunal decidiu não aplicar qualquer pena, como a acusação queria, por achar que a condenação já era castigo suficiente.
Em causa estão as declarações que fez durante um comício em Haia, onde perguntou aos apoiantes se queriam “mais ou menos marroquinos na sua cidade e no país”, tendo a plateia respondido “menos! menos!” e Geert Wilders acrescentado ainda que iria “tratar disso”.
No julgamento, o Ministério Público levou alguns cidadãos holandeses de origem marroquina a testemunhar, tendo as testemunhas dito que as declarações os fizeram sentir “cidadãos de terceira categoria”.
Já em 2011 o agora líder do Partido para a Liberdade tinha sido acusado por causa de comentários anti-muçulmanos, nomeadamente quando comparou o Islão a Nazismo e apelou a que o Corão fosse banido. Na altura Geert Wilders foi absolvido e o caso judicial foi visto como tendo sido um impulso de publicidade que acabou por ser favorável à sua campanha.
Segundo a correspondente da BBC na Holanda, à semelhança do que aconteceu nessa altura, a condenação desta sexta-feira não deverá prejudicar muito as aspirações políticas do líder populista, antes pelo contrário. “O julgamento deu-lhe as duas coisas de que precisa: a plataforma para promover a sua mensagem política e a atenção mediática para o seu partido”, escreve a jornalista.
O Partido para a Liberdade está actualmente a 10 pontos percentuais de avanço nas sondagens face ao partido liberal, actualmente no poder.
*
Fonte: http://observador.pt/2016/12/09/holanda-geert-wilders-condenado-por-discurso-de-odio/

* * *

Só o facto de ter havido julgamento já foi um insulto, tanto a Wilders como a toda a Nação, bem como à própria liberdade. Uma forma de intimidação de quem dá voz ao que o povo realmente pensa. A elite reinante condena-o sem lhe aplicar punição - era o que mais faltava, a punição... - argumentando que para um político em Democracia a condenação é suficiente. A «mancha» poderá ter eventualmente o efeito oposto... o fulano sabe realmente o que anda a fazer, isto é uma «win-win situation», ou uma situação em que se ganha sempre, até ver...


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Geert Wilders é um grande herói da humanidade que enfrenta as bestas da nova gestapo da maldade

11 de dezembro de 2016 às 21:27:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home