sábado, dezembro 24, 2016

PAI NATAL... DEUS HITITA?

Um recipiente datado do século XIV a.c., que, à data do artigo do qual tiro esta informação, fazia parte da colecção do Museu Metropolitano de Nova Iorque, parece indicar uma possível raiz do mito do Pai Natal na Anatólia. 
A peça, originária do Império Hitita, uma das civilizações indo-europeias mais antigas, está decorada com cenas representando Telepinu, Deus ou da Agricultura ou da Tempestade ou de ambas as coisas. A imagem contém também elementos que tradicionalmente se associam ao Pai Natal: um pinheiro, um saco cheio de presentes e um veículo puxado por um cervo. O professor Sedat Erkut afirma que a história narrada no copo é o mito de Telepinu a perder o Seu filho. Num antigo texto hitita, conta-se que o Deus pendurou numa árvore um saco com presentes como oferenda pela saúde e prosperidade; por baixo foi sacrificado um cervo.  
Esta prática era, segundo Erkut, adoptada como ritual regular no qual árvores eram cortadas e colocadas atrás da estátua do Deus e se sacrificava um cervo. Ainda de acordo com Erkut, partia-se a seguir um pão - denominado Labka - em diversos pedaços para decorar a árvore; colocavam-se depois presentes num saco de pele. «Tudo isto não pode ser coincidência», acrescenta o especialista.
Lembrou ainda que o lendário «São Nicolau», personagem muito conhecida como fundadora da história do Pai Natal por dar dinheiro às jovens que não podiam pagar o seu dote, é originário da região onde hoje fica cidade turca de Demre, no sul do país. 
*
Fonte: http://www.arkadaslar.info/santa_in_hittite_mythology.htm

* * *

De notar que as Divindades europeias com as Quais a personagem do mítico idoso natalício tem mais parecenças são Tor e Odin, ambas relacionadas com a Tempestade, sobretudo a primeira, que também desempenha uma função agrícola, tal como Telepinu. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201612247272610-presidente-filipino-sobre-americanos/

25 de dezembro de 2016 às 05:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A língua Hitita soava estranhamente monossilábica, quase parecia uma língua levantina ou semítica. Ainda não foi decifrada a relação genética que este povo teria com os Hatitas (Proto ou pré - Indoeuropeus).

26 de dezembro de 2016 às 11:53:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home