sexta-feira, dezembro 09, 2016

COMIC CON PORTUGAL 2016


Personagens do cinema, séries, videojogos, banda desenhada, anime, manga e cosplay ganham vida em Matosinhos.
Começou mais uma edição Comic--Con e Matosinhos parece uma zona de chegada de seres vindos de todas as partes do universo, nem que seja do televisivo e do cinema. Muitas personagens estranhas, até dos filmes e séries B da ficção científica, mas a maioria são conhecidas e vão andar por ali até ao fim do próximo domingo.
Por isso, pode dizer-se que todos os caminhos vão dar a um conjunto de hangares ocupados por cenários diversos, inspirados na indústria cinematográfica, televisiva, nos videojogos, na banda desenhada, anime e tudo o que envolve o imaginário da ficção. No exterior, quem não estiver a par da agenda, pode estranhar os mascarados que se encaminham para o evento de cultura pop multidisciplinar.
Ao longe, veem-se cabeleiras coloridas e vestes excêntricas que já participaram num qualquer filme ou série televisiva de renome. Já no interior e em todos os pavilhões, coabitaram monstros e super-heróis, naves de Star Wars, castelos como o das história de Harry Potter, com figurantes a rigor, e cosplayers a competir pelo mais arrojado visual.
Em muitos casos, a timidez esconde-se atrás da máscara que dá nas vistas no evento. É o caso de Rute Foz, que se caracterizou de Gata Negra da famosa série Super-Homem, mas preferiu que fosse o marido, José Foz, a explicar ao DN que foi a paixão pela "banda desenhada" que os tirou de Braga. O casal fez-se acompanhar pelos filhos, Leandro, de 9 anos, "que também já aprecia bastante BD", e Débora, de 6, cada um vestido à imagem das personagens de eleição, "para um dia diferente a ser recordado para sempre".
Borja e Belén são namorados. Vieram da Galiza - ele de Ourense, ela de Vigo - e, além do sentimento, partilham "a paixão por esta cultura". Belén repete a experiência, assumindo que "vale bem a viagem". Inspirou-se na série Star Trek para a indumentária que comprou, enquanto Borja costurou "à mão" um Dragon Ball a rigor.
Com cara de poucos amigos mas muito profissional, Beatriz Fragoso Martins, de apenas 5 anos, encarnou na perfeição o cosplay do dia tirado do último filme Star Wars e nem o sabre luminoso faltou. "Ela vem desde a primeira edição, ou seja, desde os 3 anos, e sempre vestida em consonância. A Beatriz gosta muito de super-heróis, experimentámos e, como se portou lindamente, regressamos sempre", recordou a mãe, Rafaela Fragoso. Por perto, estava o marido, João Martins, com o filho mais novo, Vasco, de 2 anos, acabado de se estrear nas lides. Vivem na Maia e prometem assiduidade até domingo.
Com muitas ofertas e área alargada, a Comic-Con proporciona a oportunidade de tatuar na pele personagens de eleição no Fox Tattoo Studio. Directamente de Pombal, Rodrigo Paulo não hesitou em seguir a sugestão do irmão - que "já tinha estado no ano passado - para estar no certame e tatuar "a Maggie dos Simpsons no bíceps".
Ao longo das quatro jornadas, a iniciativa receberá cerca de 200 convidados para as mais variadas acções, entre lançamentos e estreias. Da televisão e sétima arte, há nomes bem conhecidos, como Cobie Smulders (em Foi assim Que Aconteceu), Lennie James (Morgan Jones na série The Walking Dead), Kevin Sussman (que dá vida a Stuart na icónica Teoria do Big Bang, Jason Isaacs (o bajulador Lucius Malfoy em Harry Potter), Katie Leong (que entrou nos filmes inspirados nos livros de J.R. Rowling) ou Rila Fukushima.
A actriz e manequim japonesa foi das primeiras a dar uma conferência de imprensa, em que recuou até ao despertar para a representação, "em Nova Iorque", como a tradutora e guarda-costas Yukio em Wolverine. Falou ainda do seu mais recente projeto, Ghost in the Shell, e da experiência em contracenar com Scarlett Johansson. Hospedada em Vila Nova de Gaia, "com uma excelente vista sobre o Porto", Rila mostrou interesse "em provar a tão famosa francesinha", cujo nome literalmente traduzido para inglês a divertiu.
*
Fonte: http://www.dn.pt/artes/interior/imaginacao-sem-limites-em-mais-uma-edicao-do-comic-con-5542034.html
Mais imagens aqui: http://mag.sapo.pt/showbiz/fotos/de-harley-quinn-a-princesa-leia-abram-alas-para-a-comic-con-portugal#

* * *

Há ainda quem diga que a Religião acabou... como dizia o romeno Mircea Eliade, os traços da religiosidade continuam bem presentes no mundo contemporâneo - o que é isto do Comic Con senão uma forma de vivenciar mitos, como quem personifica ou convive com «deuses» ou heróis míticos?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Três lindas meninas Russas prestam tributo a todos os soldados Russos que tombaram heroicamente perante os tanques dos malvados nazis,nobres homens que contribuíram de modo decisivo para que hoje não sejamos escravo das loucuras do Reich. Obrigado Rússia.

https://www.youtube.com/watch?v=F2ZXIznE8iA

9 de dezembro de 2016 às 18:21:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home